O Ministério da Cultura e do Desporto espanhola comunicou esta terça-feira a todas as federações desportivas do país que todas as competições e eventos profissionais e não profissionais, de âmbito estatal e internacional, vão decorrer à porta fechada até abril devido ao surto do novo coronavírus. O comunicado segue-se ao da Liga espanhola de futebol, que anunciou que as próximas duas jornadas da primeira e segunda ligas espanholas também vão ser disputadas à porta fechada. A decisão entra em vigor já esta quarta-feira, com o Eibar-Real Sociedad para a primeira liga, e vai afetar um dérbi entre o Sevilha e o Betis já no domingo.

A Liga espanhola baseou esta decisão nas recomendações do Ministério da Saúde do país, que quer evitar a realização de eventos em que se reúna um grande número de pessoas. De acordo com o jornal AS, a Liga estava a preparar-se para este cenário desde há várias semanas e está pronta para alargar as medidas de contingência caso o contexto da propagação do novo coronavírus no país se agrave. Nas restantes modalidades, a decisão do governo espanhol afeta desde já um Espanha-Portugal, agendado para este domingo em Madrid, a contar para o Rugby Europe Championship.

A imprensa espanhola indica ainda que a Liga está a tentar reorganizar os dois campeonatos — onde ainda terão de ser disputadas 11 jornadas — para que ambos terminem sem suspensões, isto tendo em conta que várias equipas do principal escalão estão ainda nas competições europeias. Em caso extremo, a solução irá recair na manutenção dos jogos à porta fechada e, em cenário de a suspensão de jornadas ser obrigatória, a opção será repor as partidas nas poucas datas que sobram como nos dias de eliminatórias europeias ou até no fim de semana da final da Taça do Rei, a meio de abril. Além disso, a comunicação social espanhola garante que a Liga pretende pedir à UEFA o adiamento do Euro 2020, cujo arranque está agendado para o início de junho.

A decisão da Liga espanhola surge no dia seguinte à declaração do primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, que esta segunda-feira anunciou a suspensão de todos os eventos desportivos no país devido à propagação do novo coronavírus, incluindo a Serie A. Entre esta semana e a próxima, três jogos dos oitavos de final da Liga dos Campeões vão decorrer sem público nas bancadas: o Valencia-Atalanta, esta terça-feira, o PSG-Borussia Dortmund, quarta-feira, e o Barcelona-Nápoles, na quarta-feira da próxima semana.