No início da crise originada pelo coronavírus, o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, foi crítico do pânico que alastrava pela sociedade americana. Hoje, com os números de infectados e de mortos a subir, coloca as suas empresas à disposição do Estado americano, propondo-se fabricar ventiladores, que também por lá não existem em quantidade suficiente para impedir que o número de óbitos aumente ainda mais.
Virality of C19 is overstated due to conflating diagnosis date with contraction date & over-extrapolating exponential growth, which is never what happens in reality. Keep extrapolating & virus will exceed mass of known universe!
— Elon Musk (@elonmusk) March 8, 2020
Depois da fábrica de Fremont da Tesla, na Califórnia, ter sido obrigada a encerrar portas para proteger a saúde dos trabalhadores, o que coincidiu com a evidência que também os americanos não possuíam a quantidade necessária de ventiladores, Musk colocou à disposição as suas linhas de produção para fabricar ventiladores, fundamentais para garantir a sobrevivência dos doentes em estado mais grave.
We will make ventilators if there is a shortage
— Elon Musk (@elonmusk) March 19, 2020
Esta disponibilidade da Tesla e da SpaceX, que segundo o CEO avançaria caso se confirmasse a inexistência de equipamentos de ajuda à respiração em quantidades necessárias, foi agarrada com as duas mãos por governantes como Bill de Blasio, o presidente de câmara da cidade de Nova Iorque, a braços com um grande volume de infectados a necessitar de tratamento. Como se pode ver pela troca de tweets entre Blasio e Musk, a conversa entre ambos, para acerto de pormenores, continuará fora do Twitter.
Sounds good, we will connect with your team to understand potential needs
— Elon Musk (@elonmusk) March 19, 2020
Enquanto isto, também as também americanas GM e Ford estão a analisar a possibilidade de produzir ventiladores, preferindo ambas contactar directamente com a administração Trump.
Tesla makes cars with sophisticated hvac systems. SpaceX makes spacecraft with life support systems. Ventilators are not difficult, but cannot be produced instantly. Which hospitals have these shortages you speak of right now?
— Elon Musk (@elonmusk) March 19, 2020