Na passada semana, o presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, pediu a Elon Musk ventiladores, de que a cidade necessita urgentemente para manter vivos os seus doentes mais graves, uma vez que tudo indica que promete tornar-se no epicentro da pandemia de Covid-19 nos EUA. O CEO da Tesla e da SpaceX prontificou-se a ajudar, produzindo o equipamento na Tesla.
Yup, China had an oversupply, so we bought 1255 FDA-approved ResMed, Philips & Medtronic ventilators on Friday night & airshipped them to LA. If you want a free ventilator installed, please let us know!
— Elon Musk (@elonmusk) March 24, 2020
Mas, para quem produz carros e foguetões, passar a fabricar ventiladores é um desafio maior do que parece à primeira vista. E Elon Musk sabe disso. Desenvolver um equipamento tardaria meses e fazê-lo aprovar pelos serviços médicos outro tanto, pelo que a solução é um fabricante do sector ceder-lhe um projecto e a Tesla fazê-lo sob licença. Ainda assim, é preciso tempo – que os doentes mais graves não têm.
We’re working on ventilators, even though I think there will not be a shortage by the time we can make enough to matter
— Elon Musk (@elonmusk) March 19, 2020
Foi exactamente aqui que Musk recorreu ao seu espírito de iniciativa e resolveu o problema – ou pelo menos uma pequena parte – com uma rapidez tal que “envergonhou” o próprio Model S Performance, com Ludicrous e tudo. Na sexta-feira ligou para a China, aproveitando as boas relações com os chineses, por ali ter instalado uma fábrica e empregado uns milhares de trabalhadores. Desse telefonema resultou a compra de 1255 ventiladores, que foram expedidos para os EUA de avião, porque tempo é dinheiro.
Addressing #COVID19 is a group effort. We are grateful for the discussion with @ElonMusk and @Tesla as we work across industries to solve problems and get patients and hospitals the tools they need to continue saving lives. We're all in this together. https://t.co/MdZ3u8k2nR
— Medtronic (@Medtronic) March 21, 2020
Os ventiladores em causa foram fabricados na China, mas são produzidos localmente pelos americanos da ResMed e da Medtronic, além dos holandeses da Philips, tudo modelos aprovados pela Food & Drug Administration. Aliás, a Tesla e a Medtronic confirmam que tem havido conversações entre ambos para ultrapassar a falta de ventiladores e salvar vidas, com Elon Musk a gabar a sofisticação dos ventiladores mais avançados deste fabricante e o seu potencial tecnológico.
Resta saber se será com a colaboração da Medtronic que a Tesla e, provavelmente, a SpaceX vão produzir ventiladores para os americanos. E não deixa de ser curioso que tenha sido o fabricante americano com menor volume de vendas e de facturação o primeiro – e o único até aqui – a contribuir para a solução do problema.