O Governo timorense aprovou esta quarta-feira o adiamento, para data a definir, dos Jogos da CPLP, previstos para decorrer em Díli em julho deste ano, devido à pandemia da covid-19, segundo um comunicado do Conselho de Ministros.

Considerando a conjuntura internacional, provocada pela propagação da covid-19, constituindo uma verdadeira ameaça à saúde pública e à semelhança do que vem acontecendo a nível mundial, o Governo recomenda o adiamento da realização dos XII Jogos da CPLP para data a ser posteriormente definida”, refere o comunicado.

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação vai agora comunicar a decisão do Conselho de Ministros aos órgãos competentes da CPLP.

A proposta de adiamento foi apresentada pelo secretário de Estado da Juventude e Desporto, Nélio Isaac Sarmento, e aprovada na reunião desta quarta-feira do Governo.

Semelhante em conceito aos Jogos da Lusofonia, os Jogos da CPLP são um evento multidesportivo para atletas com menos de 17 anos, que deveria decorrer em Díli entre 10 e 22 de julho.

O evento — que recentemente ocorre a cada dois anos — pretende reforçar a solidariedade entre os cidadãos dos países da Comunidade e promover o espírito de fair-play.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR