São só mulheres, têm nomes pouco espanhóis como Eileen, Rose ou Britnney, não têm amigos nem sequer publicações no Facebook. Tratam-se de centenas de perfis falsos que nos últimos têm publicado vários comentários em páginas institucionais Facebook do Governo espanhol com elogios ao Executivo de Pedro Sánchez. De acordo com o El Mundo, o Facebook já está a investigar as contas em causa e, apesar de ser muito elogiado, o Governo espanhol disse — através de um comunicado do Ministério da Saúde — que foi “vítima” de “atividade fraudulenta“.

Embora salte à vista que são contas falsas, estes perfis ajudam a ampliar a mensagem do Governo (por aumentar a interação) e também a promover um apoio “fake” ao Governo de coligação entre o PSOE e o Podemos. Só quando o Facebook concluir a investigação, explica o El Mundo, é que será possível saber quem está a controlar as contas, mas não é garantido que a empresa norte-americana torne público o resultado da investigação.

O diário espanhol explica que é relativamente fácil criar um exército de contas falsas para este efeito e que será também relativamente barato fazer uma operação nestes moldes, já que houve pouca sofisticação — os perfis foram criados recentemente e não têm publicações.

Na sequência deste caso, o Partido Popular, o maior partido da oposição, já fez, via Parlamento, uma série de perguntas dirigidas ao governo. Na conta oficial do partido, o PP denunciou mesmo que o Governo que ataca os “bulos” (“fake news”) é o mesmo que “utiliza contas falsas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O uso de contas falsas para fins partidários não é uma novidade em Espanha. Já em 2016 o El Mundo tinha denunciado a forma como os partidos tentavam controlar as redes sociais com recurso a este tipo de práticas.