As saídas de adultos e crianças a partir dos 14 anos para passear ou fazer desporto, que a partir deste sábado vão passar a ser permitidas em Espanha, vão decorrer dentro de uma janela horária, confirmaram fontes oficiais do governo espanhol, sem adiantar mais pormenores. Estes serão conhecidos durante a tarde desta quinta-feira, quando o ministro da Saúde, Salvador Illa, apresentar as medidas de alívio para a população, dentro do confinamento previsto pelo estado de emergência em vigor desde 15 de março.

Estas e outras medidas foram decididas durante a manhã desta quinta-feira numa reunião do comité técnico, presidido pelo primeiro-ministro, de modo a assegurar a “boa evolução” da pandemia de Covid-19 em Espanha, o país europeu com maior número de casos confirmados. De acordo com o El Mundo, existia dentro do governo espanhol o debate sobre como regular as exceções ao confinamento e se seria melhor optar por faixas horárias, o que acabou se confirmar.

No domingo passado, passou a ser permitida a saída de crianças até aos 14 anos, entre as 9h e as 21h, na companhia de um adulto e até um quilómetro de suas casas. Na sequência dessa possibilidade, foram registadas algumas aglomerações em algumas cidades, aponta o El Mundo, algo que o executivo de Pedro Sánchez pretende evitar. A aplicação de faixas horárias poderá impedir que a população saia de casa às mesmas horas, mas poderá apresentar-se como uma dificuldade para aqueles que trabalham, como refere o mesmo jornal.

O governo definiu uma fase de transição que vai até finais de junho, para uma libertação “gradual, assimétrico, coordenado e adaptável” das medidas de confinamento. Nesta terça-feira, foi aprovado o “Plano de Transição para uma Nova Normalidade”, composto por quatro etapas que vão durar cada uma delas cerca de duas semanas, num total de oito. As medidas de transição incluem que a partir deste sábado os adultos possam sair de casa para fazer desporto individualmente ou fazer caminhadas com uma pessoa que viva com eles.

O estado de emergência está em vigor em Espanha desde 15 de março e só terminará a 9 de maio próximo. As atuais medidas de confinamento permitem apenas deslocações para o local de trabalho, para aqueles que o não possam fazer a partir de casa, ou para adquirir bens considerados essenciais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR