A Unidade de Saúde Publica (USP) da Guarda indicou esta quarta-feira que subiu para seis o número de mortes por Covid-19 entre utentes do lar da Misericórdia de Foz Côa, onde se registaram já 51 recuperados de 76 infetados.

Das pessoas recuperadas, seis são utentes, a que se juntam mais cinco funcionários. O número de funcionários recuperados é agora de 11“, indicou à Lusa a diretora da USP da Guarda, Ana Viseu.

A responsável adiantou que há mais uma morte a registar. “Trata-se de uma mulher de 82 anos que faleceu em ambiente hospitalar e que estava infetada pelo novo coronavírus”, explicou.

Segundo a USP da Guarda, já morreram seis utentes do lar gerido pela Misericórdia de Vila Nova de Foz Côa, que estavam infetados pelo novo coronavírus – dois homens e três mulheres, com idades situadas entre os 82 e os 100 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ana Viseu adiantou que 17 voluntários que prestaram apoio no Lar de Nossa Senhora da Veiga, em Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda todos eles testaram negativo para a Covid-19.

Na fase inicial do processo de contaminação naquele lar do Douro Superior havia 69 utentes, dos quais 52 deram positivo para o novo coronavírus.

Num total de 47 funcionários, entre os quais um profissional de saúde, 24 estavam infetados.

Este lar encontra-se em regime de isolamento, tendo já sido alvo de um processo de desinfeção levado a cabo por uma empresa especializada, medida que foi estendida a outros locais daquele concelho do Douro Superior.

O primeiro foco de infeção neste lar foi registado no dia 25 de março.

Das pessoas infetadas, 980 estão hospitalizadas, das quais 169 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.389 para 1.470.

Portugal vai terminar no sábado, 2 de maio, o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo deverá anunciar na quinta-feira as medidas para continuar a combater a pandemia.