O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, decidiu homenagear os médicos que lhe salvaram a vida dando o nome dois deles ao filho que teve com a sua noiva, Carrie Symonds.

O bebé, que nasceu esta quarta-feira, 29 de abril, chama-se Wilfred Lawrie Nicholas. Se Wilfred é uma alusão um dos avôs de Boris Johnson e Lawrie a um avô de Carry Symonds, Nicholas surge como homenagem a dois médicos que trataram do primeiro-ministro quando este esteve internado com Covid-19: Nick Price e Nick Hart.

Esta é a primeira vez que o nome daqueles dois médicos é revelado, depois de Boris Johnson já ter dito, num vídeo publicado quando teve alta hospitalar, que tinha sido tratado por dois enfermeiros: a neozelandeza Jenny McGee e o português Luís Pitarma.

Luís Pitarma é de Aveiro e tem 29 anos. Foi ele o enfermeiro português ao lado de Boris Johnson

Boris Johnson anunciou a 27 de março que tinha “sintomas ligeiros” de Covid-19, entre os quais febre, e que ao ser testado para aquela doença deu positivo. A partir desse anúncio, o primeiro-ministro ficou a trabalhar em isolamento no número 10 de Downing Street.

Porém, a 5 de abril, perante a persistência dos sintomas, foi levado a um hospital de Londres para fazer testes. Na manhã seguinte, foi noticiado que Boris Johnson ficara internado — e já ao final da tarde de 6 de abril foi comunicado que o primeiro-ministro britânico tinha sido admitido na Unidade de Cuidados Intensivos, o que levou à sua substituição em funções pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab. Só a 12 de abril é que Boris Johnson teve alta. No dia seguinte, 13 de abril, testou negativo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR