Quatro especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Burundi, incluindo o seu representante no país, serão expulsos na sexta-feira, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros numa carta endereçada ao escritório africano da instituição.

O ministério “tem a honra de informar que as pessoas, cujos nomes estão listados abaixo, foram declaradas ‘persona non grata’ e que, portanto, devem deixar o território do Burundi antes de 15 de maio de 2020”, pode ler-se na carta consulta pela agência France Press.

De acordo com a agência de notícias francesa, trata-se de Walter Kazadi Mulombo, representante da OMS no Burundi, dois funcionários, Jean-Pierre Mulunda Nkata, coordenador da resposta ao novo coronavírus no país, e Ruhana Mirindi Bisimwa, chefe do programa de doenças transmissíveis, e o consultor, Daniel Tarzy, especialista em biologia molecular.

É toda a equipa da OMS responsável pelo apoio ao Burundi na resposta à Covid-19. (…). Foram acusados de interferência inaceitável na gestão do coronavírus “, explicou à AFP um funcionário do Burundi, sob anonimato.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Burundi tinha iniciado o processo de expulsão dos quatro funcionários no mês passado, mas depois suspendeu-o após conversações entre o chefe de Estado Pierre Nkurunziza e o diretor-geral da OMS, segundo fontes diplomáticas e administrativas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estas expulsões ocorrem alguns dias antes das eleições presidenciais e legislativas de 20 de maio.

O governo do Burundi é acusado pelos médicos e pela oposição de ocultar casos de Covid-19.

Até agora, o país registou oficialmente apenas 27 casos positivos e uma morte. O governo do Burundi, que considera que o país está protegido da Covid-19 pela “Graça Divina”, decidiu fechar as fronteiras, mas não tomou medidas de contenção, ao contrário da maioria dos outros países da região, e instou os cidadãos a seguir o seu dia-a-dia sem medo.

Desde o início da campanha eleitoral, as reuniões políticas ocorreram normalmente e atraíram grandes multidões, sem que medidas reais de saúde fossem implementadas.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 294 mil mortos e infetou mais de 4,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.