O programa para recuperar a economia da União Europeia na sequência da crise provocada pela pandemia da Covid-19 prevê um montante de 45 mil milhões de euros especificamente destinados a investimentos ambientais e em recursos naturais, a que se juntam outros instrumentos financeiros que vão privilegiar investimentos sustentáveis. No total, o orçamento comunitário para os próximos sete anos tem mais de 400 mil milhões de euros destinados à área da sustentabilidade — quase um quarto da totalidade do orçamento.

O programa “Next Generation EU” foi apresentado nesta quarta-feira pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von ver Leyen, e consiste num reforço de 750 mil milhões de euros ao Quadro Financeiro Plurianual — o orçamento da UE para os anos 2021-2027 —, no valor de 1,1 biliões de euros.

No total, a União Europeia vai ter 1,85 biliões de euros para relançar a economia nos próximos anos, depois de já ter acionado alguns mecanismos de emergência para dar resposta à fase aguda da crise, no total de 540 mil milhões de euros (como o programa SURE para combater o desemprego, o fundo do Banco Europeu de Investimento para as empresas e as linhas de crédito específicas do Mecanismo Europeu de Estabilidade).

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.