775kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Transição energética, agricultura e investigação científica. Como a UE quer apoiar o ambiente depois da pandemia

Este artigo tem mais de 3 anos

O programa da Comissão Europeia para relançar a economia da UE depois da pandemia faz com que quase 25% do orçamento comunitário seja destinado à sustentabilidade. Estes são os apoios previstos.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante a apresentação do programa "Next Generation EU" no Parlamento Europeu
i

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante a apresentação do programa "Next Generation EU" no Parlamento Europeu

OLIVIER HOSLET/EPA

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante a apresentação do programa "Next Generation EU" no Parlamento Europeu

OLIVIER HOSLET/EPA

O programa para recuperar a economia da União Europeia na sequência da crise provocada pela pandemia da Covid-19 prevê um montante de 45 mil milhões de euros especificamente destinados a investimentos ambientais e em recursos naturais, a que se juntam outros instrumentos financeiros que vão privilegiar investimentos sustentáveis. No total, o orçamento comunitário para os próximos sete anos tem mais de 400 mil milhões de euros destinados à área da sustentabilidade — quase um quarto da totalidade do orçamento.

O programa “Next Generation EU” foi apresentado nesta quarta-feira pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von ver Leyen, e consiste num reforço de 750 mil milhões de euros ao Quadro Financeiro Plurianual — o orçamento da UE para os anos 2021-2027 —, no valor de 1,1 biliões de euros.

No total, a União Europeia vai ter 1,85 biliões de euros para relançar a economia nos próximos anos, depois de já ter acionado alguns mecanismos de emergência para dar resposta à fase aguda da crise, no total de 540 mil milhões de euros (como o programa SURE para combater o desemprego, o fundo do Banco Europeu de Investimento para as empresas e as linhas de crédito específicas do Mecanismo Europeu de Estabilidade).

Ponto por ponto. Com que linhas se cose a “bazuca” da UE contra a crise económica

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde o início das discussões sobre um plano de grande amplitude para relançar a economia europeia após a pandemia da Covid-19, os responsáveis europeus têm sublinhado a necessidade de assegurar que este processo é sustentável. O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, responsável pelo European Green Deal e pela lei climática europeia, chegou mesmo a assegurar que “cada euro” gasto na recuperação teria de ir “para uma nova economia e não para estruturas antigas”.

Quer no documento preparatório apresentado por von der Leyen e Charles Michel (presidente do Conselho Europeu), quer em entrevistas que antecederam a divulgação do plano, os sinais que chegavam de Bruxelas apontavam no sentido de que fosse dada uma grande prioridade à “dupla transição” — a digital e a energética —, com o objetivo de tornar a economia europeia simultaneamente mais digital e mais limpa.

Agora, o orçamento comunitário para os anos 2021-2027 parece, de um modo genérico, ter correspondido às expectativas — embora o setor ambientalista, incluindo em Portugal, considere que o executivo europeu podia ter ido mais longe. No total, o próximo Quadro Financeiro Plurianual atribui 402 mil milhões de euros para a rubrica dos “recursos naturais e ambiente”, dos quais 45 mil milhões vêm do programa “Next Generation EU”.

Além disso, todos os outros apoios — às empresas, ao investimento privado e à investigação científica, por exemplo — só serão atribuídos se não puserem em causa os objetivos ambientais da União Europeia (designadamente o de atingir a neutralidade carbónica até 2050). “Se os planos não se adequarem a isso, não vão receber apoio financeiro da União Europeia”, disse esta quinta-feira o comissário europeu Frans Timmermans.

Uma das faces mais visíveis da ação climática no programa de apoio europeu ao relançamento da economia é o reforço significativo do Fundo de Transição Justa para a transição energética, que recebe mais 30 mil milhões de euros e passa a contar com um total de 40 mil milhões. De acordo com a Comissão Europeia, este fundo “vai ser usado para aliviar os impactos socioeconómicos da transição rumo à neutralidade climática nas regiões mais afetadas, por exemplo apoiando a requalificação de trabalhadores, ajudando as PMEs a criar novas oportunidades económicas e investindo na transição para energias limpas e na economia circular”.

É preciso recuperar da crise económica sem agravar a crise ambiental. Mas como é que isso se faz?

“A recuperação e prosperidade futura da Europa vai depender dos passos que dermos agora para nos prepararmos para a transição para uma economia carbonicamente neutra, eficiente no uso dos recursos e circular. Estas mudanças vão afetar todos os europeus, mas o fardo do ajustamento vai ser mais forte em alguns setores e regiões do que noutros”, reconhece a Comissão Europeia. Portugal, que inicialmente previa receber 79,2 milhões de euros no âmbito deste fundo, poderá agora vir a receber 465 milhões devido a este reforço.

Os outros 15 mil milhões de euros destinados especificamente ao setor do ambiente vão servir para reforçar a Política Agrícola Comum, designadamente através de um aumento do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, que fica com um novo total de 90 mil milhões de euros à disposição. No total, a Política Agrícola Comum fica orçamentada em 348,3 mil milhões de euros, a principal fatia das verbas destinadas ao setor ambiental.

As áreas rurais vão ter um papel vital na transição verde e no alcance dos ambiciosos objetivos climáticos e ambientais da Europa”, diz a Comissão, sublinhando que o reforço deste fundo servirá para “ajudar os agricultores e as áreas rurais a fazer as mudanças estruturais necessárias para implementar o European Green Deal”.

No âmbito dos incentivos aos investimentos privados, a Comissão Europeia também determina que os apoios europeus estarão ligados a contrapartidas ambientais. Um novo instrumento financeiro destinado a “apoiar urgentemente empresas europeias viáveis nos setores, regiões e países mais afetados”, que estará disponível já a partir de 2020, com 31 mil milhões de euros oriundos do programa “Next Generation EU”, tem como objetivo apoiar as empresas e prepará-as “para um futuro mais limpo, digital e resiliente”.

O programa "Next Generation EU" foi apresentado na quarta-feira pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

OLIVIER HOSLET/EPA

Para o setor da investigação científica vai um reforço de 94,4 mil milhões de euros, através do programa Horizon Europe, que a Comissão Europeia diz serem destinados a apoiar “investigação nas áreas da saúde e do clima e atividades de inovação”.

Outros apoios ao ambiente vão chegar no âmbito da cooperação internacional, com um fundo de 86 mil milhões de euros, que deverão ser encaminhados para diferentes realidades — incluindo a colaboração com as Nações Unidas, a OMS e os países vizinhos da UE, sobretudo os Balcãs. Embora grande parte deste financiamento seja destinado, como expectável, ao apoio estrutural ao setor da saúde e às empresas, a Comissão Europeia quer que sejam privilegiados investimentos sustentáveis e em projetos de energias renováveis.

Ambientalistas queriam mais

O programa comunitário para o relançamento da economia foi, genericamente, bem recebido pelos ambientalistas. Mas, como explicou na semana passada a associação portuguesa Zero, num documento de cinco páginas enviado aos meios de comunicação social, o plano ficou “aquém” do expectável em algumas áreas fundamentais.

As propostas da Comissão representam um passo importante na direção certa”, assegura a associação ambientalista. “No entanto, muito mais precisa de ser feito e as propostas de hoje estão longe de serem perfeitas. Por exemplo, não conseguem resolver o enorme problema da poluição tóxica, que é uma grande ameaça à nossa saúde. A parte da estratégia de aprender lições da crise nem menciona a destruição de habitats e a perda de biodiversidade, que têm sido amplamente apontadas como as principais causas de novas doenças.”

“O orçamento da UE deve contribuir para reduzir as emissões nocivas na fonte e restaurar um equilíbrio saudável com a natureza. Deve refletir a necessidade de extrair menos, economizar recursos e reduzir a poluição, de acordo com os objetivos existentes de clima, biodiversidade, economia circular, qualidade da água e do ar, sem tóxicos e em linha com a ambição de poluição zero da UE”, acrescenta a associação portuguesa.

A associação liderada pelo ambientalista Francisco Ferreira reconhece “virtudes” no programa da UE, assumindo que “algumas das propostas são boas”: por exemplo, o investimento em edifícios modernos (os edifícios antigos são responsáveis por 36% das emissões poluentes na UE), em energias renováveis, em transportes leves e na economia circular. Porém, lamenta que a “perda de biodiversidade e a poluição tóxica” tenham ficado de fora.

Na lista de problemas, a Zero inclui as questões ligadas à alimentação, criticando o excessivo apoio à Política Agrícola Comum — que historicamente o setor ambientalista tem criticado. “Os fundos da UE devem apoiar a produção local de alimentos, com cadeias de abastecimento curtas e produção diversificada. Esta é a única maneira de garantir verdadeiramente a resiliência dos futuros agricultores a choques: clima, epidemias ou crises económicas.”

A associação critica também a postura geral da UE de tentar retomar a economia europeia em vez de a reconstruir do início. “Reconstruir não significa voltar ao normal. Normal era o problema. Normal era uma economia que consumia tanto as pessoas como o nosso planeta. Em toda a Europa, as pessoas precisam que o bem-estar seja a principal prioridade, não o PIB”, diz a Zero.

Assine a partir de 0,10€/ dia

Nesta Páscoa, torne-se assinante e poupe 42€.

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora