O lançamento da próxima edição do iPhone – em rigor, dos vários modelos que a Apple lança a cada ano – estará a enfrentar um “grande atraso do ciclo de produção“. A revelação foi feita pelo presidente-executivo da Broadcom, um dos principais fornecedores de componentes da Apple, numa teleconferência com analistas financeiros no final da semana. O responsável não nomeou a Apple mas referiu-se ao “nosso grande fabricante norte-americano de dispositivos móveis” – uma expressão já várias vezes usada pelo líder da Broadcom, Hock Tan, para se referir à Apple. A (meia) revelação levou a imprensa especializada a dar como adquirido que o próximo iPhone não irá sair em meados de setembro, como é habitual há vários anos.

Há uma grande expectativa em relação aos próximos modelos do smartphone produzido pela Apple, que têm sido chamados iPhone 12 pela imprensa, porque a gama de modelos deverá incluir o primeiro iPhone com capacidade para ligação por tecnologia 5G. Mas só no quarto trimestre a Broadcom espera, enquanto fornecedor, receber a faturação que normalmente realiza no terceiro trimestre. Isto pode significar que o iPhone 12 poderá sair nos últimos meses do ano e não no final do verão.

“Estamos dentro”, confirmou o responsável, questionado sobre se a Broadcom mantinha as encomendas da Apple, neste contexto de incerteza relacionada com a pandemia Covid-19. “A questão é o timing“, indicou Hock Tan. “Este ano, não antecipamos ter um aumento das receitas no terceiro trimestre, só no quarto trimestre – o que fará, portanto, com que a faturação no terceiro trimestre seja, este ano, mais baixa em termos homólogos”.

A Apple estará a preparar o lançamento de quatro novos modelos do iPhone, todos preparados para o 5G e com os modelos de gama mais alta a recuperar as laterais retangulares, como o “velhinho” iPhone 5, e a abandonar as laterais curvas que têm marcado o design dos últimos smartphones da empresa liderada por Tim Cook. A notícia foi avançada pela agência Bloomberg, em meados de abril, citando fontes conhecedoras dos planos da Apple.

Apple prepara novos iPhone com quatro modelos, 5G e um “regresso ao passado”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR