Uma manifestação de pessoas em situação de sem-abrigo está agendada para segunda-feira, a partir das 19h, em frente à Assembleia da República, em Lisboa, anunciou esta sexta-feira a Seara — Grupo de Apoio Mútuo de Santa Bárbara.

“Sentimo-nos desprezados no dia-a-dia. As instituições, a Câmara [Municipal de Lisboa], o Presidente [da República] e o Governo não nos dão apoio. Cada vez vê-se mais gente a viver na rua. A promessa de Marcelo Rebelo de Sousa foi tirar os sem-abrigo da rua, dar-lhes dignidade e dar-lhes uma casa. Mas cada vez há mais despejos, mais desemprego, mais pessoas na rua. E menos respostas”, adiantou a Seara, em comunicado.

A nota sublinha que a manifestação vai ser organizada “pela primeira vez e sem ninguém a falar” pelas pessoas em situação de sem-abrigo, “sem sindicatos, sem partidos, sem associações”.

Os albergues “não têm condições”, alerta o Grupo de Apoio Mútuo de Santa Bárbara, acrescentando que “cada pessoa tem um número, ali o nome não existe”.

“A Câmara Municipal de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia têm tanta casa fechada, queremos abri-las e organizá-las. Queremos ter uma casa onde viver com dignidade e ter uma morada para dar numa entrevista de trabalho. E queremos ter dignidade, sem estar sujeitos ao desprezo que sentimos todos os dias”, acrescentam os organizadores da manifestação, que apelam à participação de todas as pessoas que “estão desempregadas e em dificuldades”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A revolução que vai haver não é de cravos, nem de rosas, é de sem-abrigo”, finaliza a nota.

Esta manifestação foi convocada poucos dias depois do despejo de 13 pessoas carenciadas ou em situação de sem-abrigo de um antigo infantário, em Arroios (Lisboa), que estava ocupado ilegalmente e a servir como um centro de apoio para pessoas carenciadas. A Seara prestava apoio a estas pessoas

O edifício foi, entretanto, emparedado para impedir a entrada no imóvel.

Seis das 13 pessoas que estavam no centro ilegal de apoio a carenciados conseguiram alojamento através da Santa Casa da Misericórdia, enquanto as restantes sete pessoas em situação de sem-abrigo ficaram alojadas em quartos ou espaços de acolhimento.