O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou este domingo o desconfinamento total em todo o território continental, levantando as restrições por causa da Covid-19, e elegeu como prioridade construir uma economia “forte, ecológica, soberana e solidária”.

Com esta medida, restaurantes e bares podem voltar a acolher clientes em Paris já esta segunda-feira e escolas até ao ensino secundário vão abrir a 22 de junho em todo o território. “A luta contra a epidemia não terminou, mas esta é uma primeira vitória”, afirmou este domingo Emmanuel Macron numa mensagem aos franceses através da televisão.

O Presidente deu assim luz verde ao desconfinamento total — exceto os territórios ultramarinos da Maiote e da Guiana –, com a reabertura dos cafés, restaurante e bares que até agora podiam ter só esplanadas em Paris e o regresso obrigatório à escola a partir de 22 de junho.

Macron lançou também os pilares da sua governação para os próximos dois anos de mandato e até para a próxima década. “A economia mundial quase parou [durante a epidemia]. A nossa primeira prioridade é, desde logo, reconstruir uma economia forte, ecológica, soberana e solidária”, indicou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR