A FDA (Administração de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos) revogou, esta segunda-feira, a autorização de uso de emergência de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. Na base desta decisão está a falta de evidência de que o tratamento seja eficaz no tratamento da doença e os efeitos secundários reportados.

“A agência determinou que os critérios legais para a emissão de uma autorização de uso de emergência já não se verificam. Com base na análise contínua [destas autorizações] e de dados científicos emergentes, a FDA determinou que é improvável que a cloroquina e a hidroxicloroquina sejam eficazes no tratamento da Covid-19 para os usos autorizados nos Estados Unidos”, refere o comunicado da agência reguladora.

A FDA acrescenta ainda que, perante os efeitos adversos que têm sido reportados, “os benefícios conhecidos e potenciais do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina já não superam os riscos conhecidos e potenciais para o uso que foi autorizado”.

Hidroxicloroquina. As dúvidas, os riscos e as polémicas do medicamento que também está a ser usado em Portugal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A autorização do uso de emergência, pedida pela Autoridade Biomédica de Investigação e Desenvolvimento Avançado (BARDA), foi concedida a 28 de março, e previa que os doentes hospitalizados com Covid-19, que não tivessem acesso a ensaios clínicos, pudessem ter acesso aos medicamentos doados ao Stock Estratégico Nacional. Agora, foi novamente a BARDA a intervir para pedir a revogação da autorização especial.

“Embora haja ensaios clínicos em curso que continuam a avaliar o potencial benefício desses medicamentos no tratamento ou prevenção da Covid-19, determinamos que a autorização do uso de emergência já não era adequada. Essa decisão foi tomada após uma avaliação rigorosa feita pelos cientistas no nosso Centro de Avaliação e Investigação de Medicamentos”, disse Patrizia Cavazzoni, diretora interina do centro, em comunicado de imprensa.

Esta revogação em nada interfere com os usos anteriores da cloroquina e hidroxicloroquina, enquanto medicamentos antimaláricos (o propósito com que foram criados) e nos doentes com lúpus eritematoso e artrite reumatoide — usando a prescrição off-label (fora das indicações aprovadas).

Fact Check. FDA aprovou hidroxicloroquina para tratar pacientes com Covid-19 nos EUA?

Antimaláricos podem interferir com outro medicamento

Num outro comunicado libertado esta segunda-feira, a FDA avisa que o uso de remdesivir em conjunto com cloroquina ou hidroxicloroquina pode diminuir o efeito do remdesivir e, como tal, é desaconselhado.

O remdesivir também recebeu uma autorização de uso de emergência para o tratamento de doentes com Covid-19 hospitalizados e com doença grave. O medicamento tem, neste momento, ensaios clínicos em curso, mas os dados preliminares indicam que, “em média, os doentes tratados com remdesivir tiveram um tempo de recuperação mais curto“.

Agência Europeia avalia pedido para entrada de remdesivir no mercado

Hidroxicloroquina: das promessas de tratamento ao descrédito

Para justificar a decisão de revogar autorização especial no tratamento de doentes com Covid-19, a FDA diz que os “resultados recentes de um grande ensaio clínico randomizado [com distribuição aleatória dos doentes entre tratamento e grupo de controlo] com doentes hospitalizados (…) demonstraram que o uso de hidroxicloroquina não mostrava qualquer benefício na mortalidade ou na aceleração da recuperação“, refere o comunicado.

Resultados que estão, segundo a agência, em linha com outros estudos que mostram que as doses usadas são ineficazes a matar ou inibir o vírus. No entanto, a FDA não indica, no comunicado, que estudos são esses nem onde estão publicados.

A decisão nos Estados Unidos surge dias depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter suspendido e retomado os ensaios clínicos com a hidroxicloroquina. E de o Infarmed, em Portugal, e outros países no mundo terem também desaconselhado ou proibido o uso do medicamento nos doentes com Covid-19.

Infarmed desaconselha o uso da hidroxicloroquina e da cloroquina nos doentes de Covid-19

A suspensão dos ensaios clínicos pela OMS seguiu-se à publicação de um artigo científico na revista The Lancet que anunciava ter analisado os dados de milhares de doentes em todo o mundo e concluído que a hidroxicloroquina não só não trazia benefícios como podia aumentar o risco de morte.

À publicação do artigo seguiu-se uma onda de críticas por parte de vários cientistas sobre as lacunas que apresentava, questionando mesmo a veracidade dos dados. A própria revista expressou alguma preocupação em relação ao artigo. E alguns dos autores acabaram por retirar o artigo por terem dúvidas se podiam continuar a confiar nos dados.

OMS retoma ensaios clínicos com hidroxicloroquina. Estudo sobre riscos posto em causa

A verdade é que a detentora dos dados, a Surgisphere, nunca partilhou os dados em bruto nem com os restantes autores do artigo, nem com os revisores da revista onde o artigo científico foi publicado, nem com os auditores que o solicitaram.

Segundo uma investigação do jornal The Guardian, esta pequena empresa norte-americana tem entre os seus funcionários pessoas sobre as quais não há qualquer referência sobre a formação ou experiência científica. E para alimentar ainda mais a dúvida sobre a veracidade dos dados, o jornal britânico contactou alguns dos hospitais que a Surgisphere diz terem cedidos os dados que afirmam que nunca ouviram falar da empresa nem lhe ter cedido os dados.