Os seis indivíduos terão sido abatidos ao longo da estrada Nacional Número 380, no Domingo, durante as operações de patrulha realizadas pelas Forças de Defesa e Segurança em Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

Na ocasião, segundo a fonte do Ministério da Defesa, as Forças de Defesa e Segurança encontraram na região uma vala comum com um número não divulgado de corpos e que se suspeita que sejam de insurgentes abatidos pelas forças governamentais em março, quando os grupos invadiram Mocímboa da Praia. Durante a operação, foram recuperadas armas, munições e medicamentos em quantidades não especificadas, avançou a fonte.

A província de Cabo Delgado, onde avança o maior investimento privado de África para exploração de gás natural, está sob ataque desde outubro de 2017 por insurgentes, classificados desde o início do ano pelas autoridades moçambicanas e internacionais como uma ameaça terrorista.

Em dois anos e meio de conflito naquela província do norte de Moçambique, estima-se que já tenham morrido, pelo menos, 600 pessoas e que mais de 200 mil já tenham sido afetadas, sendo obrigadas a procurar refúgio em lugares mais seguros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR