A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) recebeu várias queixas devido a um episódio da série infantil “Destemidas”, criação de origem francesa que conta a história de mulheres importantes da história e é transmitida no espaço Zig Zag, da RTP2. Em causa está um episódio que aborda temas como o aborto, homossexualidade, feminismo, divórcio e religião.
A série de animação dedica cada episódio a uma mulher em específico e a do episódio em questão é a da falecida femininista francesa Thérèse Clerc, ativista pelos direitos das mulheres que chegou a ser galardoada com a Legião de Honra francesa em 2008. O objetivo da série é contar a história de mulheres corajosas que mudaram o rumo da história.
A ERC confirmou ao Correio da Manhã que recebeu queixas sobre a série e adiantou que as participações se “encontram em apreciação pelos serviços da Entidade”. Segundo o mesmo jornal, também o provedor da estação recebeu várias denuncias.
Ao Observador, Teresa Paixão, a diretora de programas da RTP2, reconhece que, “dada a a delicadeza do tema,” podiam ter “suavizado e enquadrado melhor estes direitos, que são mais complexos”. Mesmo assim, defende que não é intenção da estação “fazer apologia a nada, tanto ao catolicismo como a qualquer outra religião”. “Compete sim à televisão pública falar de todos os assuntos e de todas as formas de vida”, ressalva. “Além disso, nada do que a senhora defendeu é ilegal em Portugal”, remata.
Entretanto, o Provedor da RTP Jorge Wemans já se pronunciou sobre o assunto e emitiu um comunicado onde se lê que “a intenção do programa era a de tornar tranquila essa relação com o facto de muitos adolescentes se interrogarem sobre a sua identidade de género”, mas, mesmo assim, assume que “não se tenha munido do melhor percurso para lá chegar”. O mesmo Provedor determinou que o episódio em questão fosse retirado do espaço online “Zig Zag” e que não voltasse a ser exibido — decisão que Teresa Paixão admite ter sido cumprida à risca. Entretanto todos os episódios deixaram de estar disponíveis nessa mesma plataforma online e foram transferidos para uma outra, a RTP Play, que é mais geral e não direcionada em específico a crianças. A decisão foi anunciada pela mesma Teresa Paixão num comunicado publicado na página de facebook da RTP2.
A série “Destemidas” é uma adaptação da obra literária “Culottées” (“Atrevidas”, em português) assinada por Pénélope Bagieu. É conteúdo original da France Télévision e já recebeu vários prémios pelo mundo fora, tendo sido comprada por outras cadeias televisivas como a italiana RAI, por exemplo.
Artigo atualizado às 13h36 de dia 26 de junho de 2020 com a retificação de que os episódios da série “Destemidas” não foi apagado do site da RTP mas sim transferido da plataforma infantil Zig Zag para a mais genérica RTP Play.