Um, dois, três, todos. Os fact-checkers do Facebook não tiveram dúvidas nas suas avaliações e foram unânimes em relação a Donald Trump numa série de assuntos. Por exemplo, quando o presidente dos EUA disse, ainda no mês de junho, que o democrata e rival na corrida eleitoral, Joe Biden, queria “desfigurar” as forças policiais. Vários órgãos como o PolitiFact, o CheckYourFact, o FactCheck.org, o Dispatch ou a Associated Press andaram entre as afirmações “falsas”, “distorcidas” e “enganadoras”. Houve mais avaliações mas a ideia era sempre a mesma. No entanto, e como destacava o Washington Post, nenhum desses fact-checks chegou ao Facebook. Razão paralela? A rede tem nas suas regras uma espécie de “amnistia” para os políticos neste tipo de situações, que é como quem diz qualquer anúncio deste género pode ser publicado sem qualquer tipo de problema ou veto.

A peça do jornal não demorou a provocar a habitual cadência de reações, mais críticas do que positivas. Seis horas depois, coincidência ou não, algo mudara – pela primeira vez, o Facebook apagou um post de Trump.

“O vídeo em causa inclui alegações falsas sobre um grupo de pessoas que é imune à Covid-19, o que se trata de uma violação das nossas políticas em relação à prejudicial desinformação em relação ao novo coronavírus”, explicou o porta-voz da rede, Andy Stone, em declarações citadas pelo Washington Post. Em causa está um vídeo tirado da entrevista do líder dos EUA à Fox News, quando referiu que as crianças são quase imunes à Covid-19. Também o Twitter apagou depois o mesmo vídeo que tinha sido removido pelo Facebook.

Em conferência de imprensa, Donald Trump voltou a repetir essa afirmação e Courtney Parella, uma porta-voz da campanha do líder dos EUA citada pela CNN, defendeu também a ideia. “Aquilo que o presidente fez foi apenas constatar o facto de que as crianças são menos suscetíveis a contrair o novo coronavírus”, salientou, acrescentando ainda que as companhias de redes sociais “não se podem considerar os árbitros da verdade”. Já o Facebook, já depois da intervenção de Andy Stone, destacou que já antes tinha retirado um anúncio da campanha de Donald Trump por usar um símbolo nazi, algo que aconteceu ainda em junho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Procuradores norte-americanos pedem ao Facebook que impeça difusão de ódio e assédio

Conta de Twitter esteve temporariamente suspensa

A conta de Twitter “Team Trump”, dedicada à campanha eleitoral para a reeleição do atual presidente dos Estados Unidos chegou mesmo a estar suspensa depois da publicação do vídeo — que foi removido. Segundo um comunicado do Twitter a conta só voltou a ser desbloqueada, passando a poder publicar novamente, depois de o vídeo ter sido removido.

Depois de ter sido levantada a suspensão, a conta argumenta que o responsável pela denúncia tem relações com a senadora Kamala Harris.