O ex-Presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou esta quinta-feira o lançamento do seu novo livro em 17 de novembro, duas semanas após a eleições presidenciais que opõem o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden.
Na edição portuguesa da Objectiva, Uma Terra Prometida (Promised Land no original) será publicado simultaneamente em 25 idiomas em todo o mundo e é o primeiro de dois volumes do homem que ocupou a Casa Branca entre 2009 e 2017.
“É uma sensação muito especial ter terminado um livro e estou orgulhoso dele”, escreveu Obama, na sua conta da rede social Twitter. O antecessor de Donald Trump disse que tentou oferecer “um relato honesto” da sua presidência e fazer uma reflexão sobre “como diluir divisões e fazer a democracia funcionar para todos”.
There’s no feeling like finishing a book, and I’m proud of this one. In A Promised Land, I try to provide an honest accounting of my presidency, the forces we grapple with as a nation, and how we can heal our divisions and make democracy work for everybody. pic.twitter.com/T1QSZVDvOm
— Barack Obama (@BarackObama) September 17, 2020
O livro — cuja data de lançamento permanecia envolta em mistério até agora — será publicado nos Estados Unidos duas semanas depois das eleições presidenciais, marcadas para 03 de novembro. Trata-se do primeiro volume das memórias políticas do antigo Presidente americano. São 850 páginas, como confirmou a editora em comunicado, que revelam detalhes que vão da formação política de Obama até às primeiras decisões do mandato que conquistou, pela primeira vez, a 4 de novembro de 2008.
Barack Obama é autor de outros dois livros, Dreams From my Father e The Audacity of Hope. O livro da antiga primeira dama americana, Michelle Obama, de título Becoming, publicado em novembro de 2018, foi um sucesso editorial, com mais de 11,5 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.