Portugal tem 20.229 casos ativos, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS). Isto significa que, neste momento, há mais de 20 mil pessoas infetadas no país em simultâneo. É o número mais alto pelo menos desde dia 16 de agosto — data em que a DGS mudou a estrutura do boletim e passou a mostrar quantos casos estavam ativos no país ao mesmo tempo.
O boletim dá conta de mais 780 novos casos de infeção. É assim o nono dia com mais casos diários desde o início da pandemia. Deste total, mais de metade dos infetados foram registados na região de Lisboa (426). Segue-se o Norte com mais 250 novos casos, o Centro com mais 46, o Alentejo com mais 36, e o Algarve com mais 20. Nas ilhas, a única alteração das últimas 24 horas aconteceu na Madeira, que registou dois novos casos. Portugal ultrapassou assim a linha dos 67 mil casos confirmados, contabilizados 67.176 desde o início da pandemia.
O boletim dá ainda conta de que todas as seis novas mortes das últimas 24 horas foram registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo. Nas restantes regiões do país, ninguém morreu vítima da Covid-19 desde o último balanço. Já morreram 1.894 pessoas deste o início da pandemia.
O boletim da DGS revela ingualmente que nas últimas 24 horas mais 259 pessoas recuperaram da doença. Portugal ultrapassa assim a linha dos 45 mil recuperados desde o início da pandemia: já 45.053 pessoas ficaram curadas.
Quanto aos internamentos, há menos 15 pessoas internadas em relação a ontem. Há agora 465 doentes em internamento. Desses, 57 estão nos cuidados intensivos — menos dois do que em relação ao boletim de quinta-feira.