As câmaras de comércio Hispano-Portuguesa, em Madrid, e Luso-Espanhola, em Lisboa, pedem aos Governos dos dois países, reunidos no sábado na Guarda, para ajudarem a “televisão portuguesa” a entrar nos pacotes televisivos em Espanha.

Numa carta a que a agência Lusa teve acesso, os presidentes das duas câmaras de comércio “manifestam o interesse” em que na 31.ª Cimeira Luso-Espanhola seja criado um grupo de trabalho para “que seja possível que em Espanha se possa transmitir a televisão portuguesa”.

A missiva acrescenta que se pretende “fortalecer o conhecimento e a abordagem da língua portuguesa” aos cidadãos espanhóis e “potenciar o desaparecimento das barreiras de comunicação”, possibilitando “a existência de um mercado ibérico mais coeso com maior intercâmbio cultural e económico”.

Os pacotes televisivos propostos ao consumidor português incluem vários canais espanhóis de televisão, mas o mesmo não acontece em Espanha. Segundo os operadores de pacotes televisivos em Espanha, não há um número suficiente de interessados em ver canais portugueses.

“Assim como em Portugal se pode desfrutar da transmissão da televisão espanhola”, gostaríamos de poder também de “desfrutar da televisão portuguesa em Espanha.

A 31.ª Cimeira Luso-Espanhola realiza-se no próximo sábado, 10 de outubro, na Guarda com os dois chefes de Governo, António Costa e Pedro Sánchez, tendo como temas principais a cooperação transfronteiriça e a articulação de uma estratégia conjunta para a recuperação económica. A reunião entre os dois países ibéricos estava prevista inicialmente para o dia 02 de outubro, mas uma semana antes foi adiada devido a um Conselho Europeu convocado de forma extraordinária para a mesma data. A cimeira ibérica anterior realizou-se em 21 de novembro de 2018 em Valladolid (Espanha).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR