O atual e antigos bastonários da Ordem dos Médicos alertam para a importância de envolver os setores social e privado “de acordo com as necessidades dos doentes” para dar resposta a todos os que precisem de cuidados de saúde.

“Não podemos voltar a deixar alguém ficar para trás”, lê-se numa carta aberta assinada por Miguel Guimarães, António Gentil Martins, Carlos Ribeiro, Germano de Sousa, José Manuel Silva e Pedro Nunes, publicada no jornal Público,

Os bastonários referem que é necessário uma “mudança imediata de rumo na estratégia” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma vez que “as semanas e os meses que se aproximam” vão “exigir uma capacidade de resposta muito superior à que existe hoje”. E sublinham a importância de um investimento “de grande envergadura” que possa reforçar o SNS e de uma “visão de conjunto” que envolva os setores privado e social na resposta a todos os doentes.

“É o momento do SNS liderar uma resposta global, envolvendo, de acordo com as necessidades dos doentes, os setores privado e social, que permita aumentar o acesso a todos os cuidados de saúde com uma resposta inequívoca a todos os doentes (covid, não-covid e gripe sazonal) (…)”, lê-se no documento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR