Cabo Verde diagnosticou mais 55 infetados por covid-19 nas últimas 24 horas, elevando a 8.848 casos o acumulado desde 19 de março, divulgou este domingo o Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 390 amostras desde sábado e cinco deram resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país, que ainda é o principal foco da pandemia em Cabo Verde (399 casos ativos).

Ainda na ilha de Santiago foram registados casos positivos de covid-19 nos concelhos de Santa Catarina (seis), Ribeira Grande (dois), São Domingos (dois), São Salvador do Mundo (um) e São Lourenço dos Órgãos (um).

Foram também diagnosticados novos casos positivos da doença nas ilhas do Fogo (31), Santo Antão (um) e São Vicente (seis).

Nas últimas 24 horas ainda foram dados como recuperados da doença 31 casos em todo o arquipélago.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 8.848 casos da doença desde 19 de março, quando foi diagnosticado o primeiro doente com a covid-19 no arquipélago, distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas do arquipélago, segundo os dados do Ministério da Saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O número acumulado de óbitos por complicações associadas à covid-19 no arquipélago mantém-se em 95.

O arquipélago conta atualmente com 739 casos ativos da doença e 8.012 recuperados, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 1,2 milhões de mortos e mais de 46 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.