787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A Juventus tinha uma bandeira. Mas um dia, uma noite, o vento tinha de deixar de soprar

Este artigo tem mais de 3 anos

Equipa de Pirlo tinha um grande trunfo: ainda não tinha perdido na Serie A. A bandeira caiu com a Fiorentina, num jogo onde Ronaldo foi titular e Cuadrado acabou expulso ainda na primeira parte (0-3).

Juventus v Fiorentina - Italian Serie A
i

O jogador português foi titular e esteve em campo durante os 90 minutos mas não evitou a derrota dos bianconeri

Getty Images

O jogador português foi titular e esteve em campo durante os 90 minutos mas não evitou a derrota dos bianconeri

Getty Images

É seguro dizer que 2020 foi um ano mau, doloroso e sofrível para praticamente toda a gente. E o 2020 de Cristiano Ronaldo também teve partes más, dolorosas e sofríveis: desde uma nova eliminação da Liga dos Campeões com a Juventus, a infeção por Covid-19 no meio de uma concentração da Seleção e o falhanço de Portugal em chegar à final four da Liga das Nações. Ainda assim, esses capítulos maus, dolorosos e sofríveis do ano de Cristiano Ronaldo são quase sempre recompensados com capítulos bons, felizes e memoráveis. E entre mais um The Best perdido e mais uma Serie A conquistada, dois pináculos das duas vertentes do ano do português, a última semana foi particularmente positiva para Ronaldo.

Já longe dos dois golos marcados ao Barcelona, o jogador português foi nomeado para o Melhor Onze da História da France Football, ao lado de nomes como Maradona, Pelé e Ronaldo Fenómeno, terminou em segundo na votação para o The Best que foi ganha por Lewandowski e mantém o embalo nos prémios onde figura consecutivamente há mais de dez temporadas, e ainda recebeu o Golden Foot, um troféu que se destina aos jogadores com mais de 28 anos e que só pode ser ganho uma vez. E com este último, mais do que uma estatueta igual a tantas outras que já tem espalhadas pelos armários de casa e pelo museu na Madeira, Cristiano Ronaldo viu os próprios pés serem imortalizados no Champions Promenade, o passeio dos campeões, em Monte Carlo, no Mónaco.

“Estou honrado por ter vencido o Golden Foot e por ser imortalizado no Passeio dos Campeões no Mónaco, juntamente com algumas das maiores lendas de sempre do futebol. Estou emocionado e quero agradecer aos adeptos de todo o mundo por terem votado em mim”, disse o capitão da Seleção Nacional depois de receber a distinção. Pelo meio e no fim de semana, Ronaldo voltou a marcar duas vezes no jogo com o Parma — incluindo mais um daqueles cabeceamentos em que parece ficar parado no ar –, distanciou-se na lista de melhores marcadores da Serie A com 12 golos desde o início da época, vai terminar novamente um ano civil com mais de 40 golos em todas as competições e ainda ultrapassou o registo de Lewandowski na Bundesliga, tornando-se o jogador com mais golos no respetivo campeonato em 2020. E sim, tem 35 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta terça-feira, era dia de receber a histórica Fiorentina, que apesar de contar com o talento de jogadores como Callejón e Amrabat e a experiência de Ribéry, estava enterrada no 16.º lugar da Serie A com apenas duas vitórias em 13 jornadas. Para a Juventus, o jogo contra o conjunto viola tinha desde logo a obrigação de não perder — para continuar a ser, a par do AC Milan, a única equipa das cinco principais ligas europeias ainda sem derrotas para o campeonato — mas também a obrigação de ganhar, para não deixar fugir os surpreendentes rossoneri no topo da classificação.

Ainda assim, a equipa de Andrea Pirlo começou basicamente a perder, graças a um golo muito prematuro de Vlahovic que abriu o marcador logo nos instantes iniciais (3′). Ainda antes do intervalo, a noite tornou-se ainda mais complexa para a Juventus: Cuadrado parou Castrovilli com uma entrada muito dura, o árbitro começou por atribuir o cartão amarelo mas mudou a decisão para o vermelho direto depois de ver as imagens do VAR. Pirlo reagiu ao trocar Ramsey por Danilo mas no fim da primeira parte a equipa de Cristiano Ronaldo estava a perder, tinha menos um elemento em campo e pouco ou nada tinha feito para inverter a situação.

O treinador da Juventus voltou a mexer ao intervalo, ao tirar Morata para lançar Bernardeschi, e os indicadores até pareciam apontar no sentido de uma reviravolta. Cristiano Ronaldo ainda marcou, ao rematar na sequência de um passe de Danilo, mas o lance foi anulado por fora de jogo (57′) e a Fiorentina voltou a tentar gerir o resultado. O conjunto orientado por Cesare Prandelli aumentou a vantagem quando faltava menos de um quarto de hora para o apito final, graças a um autogolo de Alex Sandro, e fechou as contas já nos últimos dez minutos por intermédio de Cáceres, que aproveitou mais uma abordagem displicente de Bonucci (81′).

A Juventus perdeu surpreendentemente em casa contra a Fiorentina e, apesar de o resultado ter sido muito influenciado pela expulsão de Cuadrado na primeira parte, voltou a não mostrar as capacidades que ficaram visíveis no fim de semana, contra o Parma. Mais do que isso, a equipa de Cristiano Ronaldo perdeu com estrondo a grande bandeira: era, com o AC Milan, a única equipa das cinco principais ligas europeias que ainda não tinha perdido. Perdeu, caiu para o quarto lugar da Serie A e está agora atrás do AC Milan, do Inter Milão e do Nápoles.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora