786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Morreu o designer francês Pierre Cardin

Este artigo tem mais de 3 anos

O célebre designer francês morreu esta terça-feira aos 98 anos. Conhecido pela moda futurista e pioneiro do pronto-a-vestir, era um dos últimos grandes nomes da alta-costura europeia.

Pierre Cardin Museum : Opening Cocktail in Paris
i

Pierre Cardin em novembro de 2014

Julien Hekimian/WireImage

Pierre Cardin em novembro de 2014

Julien Hekimian/WireImage

Pierre Cardin, o célebre designer francês, morreu esta terça-feira aos 98 anos, anunciou a família à agência AFP.

Cardin foi o primeiro a fazer furor nos anos 1960 com a sua moda experimental, ainda que lutasse pelo título de “designer futurista” na moda francesa do pós-guerra com outros nomes conhecidos da praça, como André Courrèges ou Paco Rabanne. O seu trabalho, sobretudo exuberante, tornou-o amplamente famoso um pouco por todo o mundo, em especial na China e na Rússia, acrescenta o meio francês Le Point.

Foi também na transição entre as décadas de 1950 e 1960 que passou a dedicar-se ao pronto-a-vestir em detrimento da alta-costura. Ainda nessa altura, quando não existia a figura de manequim masculino, Pierre Cardin conseguiu encontrar modelos prontos a desfilar em dezenas de alunos universitários — foi o primeiro criador a lançar uma coleção de roupas masculinas (foi também Cardin quem lançou para as passarelas da moda feminina parisiense a primeira modelo japonesa). Outros desfiles ficam para a memória coletiva da moda, como o de 2007 no deserto de Gobi.

O designer — um dos últimos grandes nomes da alta-costura europeia — nasceu a 2 de julho de 1922, em San Biagio di Callalta, perto de Veneza, em Itália. Pietro Cardin, que mais tarde viria a chamar-se Pierre, foi o sétimo filho de um casal de comerciantes pobres que emigraram para França fugindo, assim, do fascismo. Terá sido uma vidente que o colocou no caminho da moda — um destino diferente daquele que sonhava em criança, imaginando-se como ator.

Pierre Cardin Pierre Cardin Pierre Cardin Vogue 1965

O designer em 1953, 1976, 1970 e 1965, com a atriz Jeanne Moreau

Reg Lancaster/Express/ STILLS/PICOT/Gamma-Rapho/Bert Stern/Condé Nast/ Getty Images

Aos 14 anos deu os primeiros passos numa alfaiataria, na cidade de Saint-Étienne. Já em Paris trabalhou com Madame Paquin, com a criadora italiana Elsa Schiaparelli e também com Christian Dior — segundo o Le Monde, foi o seu primeiro funcionário. Abriria, em 1950, a sua própria maison para então revolucionar a alta-costura: para isso contribuíram as formas abstratas e os tecidos que escolheu usar, dos quais são exemplo o vinil e as peles falsas. As cores e os padrões emprestados da pop art ajudaram a dar visibilidade ao trabalho de Cardin. Trabalho esse que fez dele uma preferência entre estrelas de cinema e aproximou-o de nomes sonantes, como o pintor Salvador Dalí. Desenhou também para Rita Hayworth e teve como musa a atriz Jeanne Moreau, com quem teve laços românticos durante quatro anos.

“Eu sou o único nome livre na moda. Desde a década de 1950, permaneci Pierre Cardin de A a Z. Todos os outros morreram ou passaram para outras mãos”, chegou a comentar, citado pelo Le Figaro, o mesmo meio francês que assegura que os artigos de imprensa escritos sobre Cardin ao longo da carreira ocupavam três quartos do seu escritório, representação do sucesso de um designer que viajou à volta do mundo mais de 35 vezes. Além da moda, Cardin cunhou o seu nome em diversos produtos, de móveis a roupas de cama e acessórios vários, muito antes de Gucci, Calvin Klein ou Dior.

Em janeiro deste ano Pierre Cardin marcou presença no 50.º desfile de alta-costura de Jean Paul Gaultier, o mesmo que assinalou a despedida deste designer. À data da participação, Cardin somava 97 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora