A cidade chinesa de Shijiazhuang está em confinamento total depois de ali ter sido detetado um surto com 117 novos casos de Covid-19, noticia o diário chinês Global Times.

De acordo com o jornal, as autoridades da cidade anunciaram nesta quinta-feira que está proibida a entrada e saída de veículos e pessoas — e, até dentro da própria cidade, há bairros considerados de alto risco sujeitos a confinamentos específicos.

Na quarta-feira, as autoridades de Shijiazhuang haviam decidido dar início a uma campanha de testagem em larga escala, abrangendo toda a população, de 11 milhões de pessoas. Esta quinta-feira, já tinham sido recolhidas mais de 6 milhões de amostras.

Pelo menos três casos estão associados a festas de casamento que foram organizadas na cidade.

Ainda segundo o mesmo jornal, 84% dos voos de chegada e 81% dos voos de partida no aeroporto internacional da cidade tinham sido cancelados na manhã de quinta-feira. As estações de comboios e os terminais de autocarros de longo curso também estão encerradas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos últimos cinco dias foram registados 231 casos de infeção pelo coronavírus na cidade — e isso foi suficiente para que três responsáveis das autoridades sanitárias de Shijiazhuang fossem responsabilizados pela falha na prevenção epidemiológica.

A cidade está em estado de sítio desde domingo.

Desde o início da pandemia, a China já registou mais de 96 mil casos de Covid-19 e 4.788 mortes na sequência da infeção.