786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Boletim DGS. Portugal ultrapassa pela segunda vez as 300 mortes diárias

Este artigo tem mais de 3 anos

Portugal registou pela segunda vez 303 mortes num só dia, o número mais alto da pandemia. No primeiro mês de 2021, morreram 5.576 portugueses devido à Covid-19, numa média de 179,9 óbitos por dia.

epa08957035 A nurse takes care of a patient considered as PUI (Patient Under Investigation) for COVID-19 in the Emergency Room of the Sharp Coronado Hospital, amid coronavirus pandemic in Coronado, west of San Diego, California, USA, 20 January 2021 (issued 22 January 2021).  EPA/ETIENNE LAURENT
i

Entre as vítimas mortais anunciadas este domingo, consta uma mulher na casa dos 30 anos

ETIENNE LAURENT/EPA

Entre as vítimas mortais anunciadas este domingo, consta uma mulher na casa dos 30 anos

ETIENNE LAURENT/EPA

O número de mortes devido à Covid-19 voltou a subir em Portugal. Este domingo, foram confirmados 303 óbitos na sequência da pandemia, mais dez do que no da anterior. É a segunda vez que Portugal ultrapassa os 300 óbitos diários e atinge os 303, o valor mais alto alguma vez registado no país. A primeira vez foi a 28 de janeiro.

A chegada do fim de janeiro permite olhar para a mortalidade do primeiro mês de 2021, mais letal do que qualquer um de 2020. Ao longo de janeiro, morreram 5.576 em Portugal devido à pandemia, segundo os números divulgados pela Direção-Geral de Saúde (DGS), numa média diária de 179,9 óbitos. Os dias 28 e 31 de janeiro foram os mais mortíferos (303 mortes), e o dia 1 de janeiro aquele em que morreram menos pessoas (66 mortes).

Uma das vítimas mortais tinha entre 30 e 39 anos

Entre as vítimas mortais anunciadas, consta uma mulher na casa dos 30 anos. É a vítima mais nova de uma pandemia que continua a afetar sobretudo os mais velhos.

Nas últimas 24 horas, morreram 217 pessoas com 80 ou mais anos de idade (97 homens e 120 mulheres); 48 com 70 a 79 anos (29 homens e 19 mulheres); e 31 com 60 a 69 anos (21 homens e 10 mulheres). Das 303 vítimas mortais, seis tinham entre 50 e 59 anos (quatro homens e duas mulheres).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Novos casos em queda há três dias consecutivos

Quanto aos novos casos, estes encontram-se há três dias em queda. Em relação a sábado, registou-se uma diminuição de 23,6%, com a comunicação por parte da DGS de 9.498 novas infeções pelo novo coronavírus. O vírus já infetou 720.516 pessoas em Portugal e provocou a morte de 12.482.

Depois de uma descida este sábado, os casos ativos voltaram a subir. São agora 181.623, mais 1.684 do que no dia anterior, um aumento de 0,9%. Portugal volta assim a ultrapassar a barreira dos 180 mil casos ativos, atingida pela primeira vez a 28 de janeiro.

Lisboa e Vale do Tejo permanece região mais afetada pela pandemia com mais de 50% dos novos casos

A região de Lisboa e Vale do Tejo permanece a mais afetada pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com os dados do boletim deste domingo da DGS, nas últimas 24 horas, foram confirmados nesta região 4.834 casos (50,9% do total) e 153 mortes (50,5%). É, portanto, nesta zona do país que se concentram metade dos casos e metade das mortes por Covid-19 em Portugal.

No Norte do país, os números são mais animados: a DGS anunciou 2.651 novos casos (28%) e 48 mortes (15,8%), números que ficam bem abaixo dos de Lisboa e Vale do Tejo e que poderão ser explicados com uma desaceleração que já está a acontecer nesta região. Em declarações ao Jornal de Notícias, Óscar Felgueiras, professor de Matemática especializado em epidemiologia, considerou mesmo ser provável que no Norte já se tenha atingido o pico desta fase da pandemia.

“Provavelmente, no Norte já se passou o pico. A única incerteza é o dia das eleições, mas os dados da mobilidade apontam para um impacto reduzido”, disse o especialista. A manter-se esta tendência, esta semana, começará a registar-se uma descida nos novos casos e “a sentir um alívio nos internamentos” na região. No Centro, e sobretudo em Lisboa e Vale do Tejo, o abrandamento será “mais lento”, previu Óscar Felgueiras.

Segundo o boletim da DGS, o Centro tem mais 1.385 casos de Covid-19 (14,6%) e 77 mortes devido à doença(25,4%). O Alentejo confirmou 254 casos (2,7%) e 16 mortes (5,3%); e o Algarve 233 casos (2,5%) e cinco mortes (1,7%), permanecendo a região de Portugal Continental menos afetada pela pandemia.

A Madeira registou mais 101 novos casos e três mortes e os Açores 40 casos e uma morte.

Internamentos em enfermaria e UCI atingem novo máximo

Depois de uma descida nos internamentos, o boletim da DGS volta a dar conta de uma subida com a entrada de mais 150 doentes nas enfermarias dos hospitais portugueses (2,3% em relação a sábado). O total é agora 6.794, o número mais alto alguma vez registado em Portugal e o mais próximo que o país já esteve dos sete mil internados.

Nos cuidados intensivos (UCI), a situação não é mais animadora. De sábado para este domingo, foram internados mais 15 doentes nestas unidades (um aumento de 1,8%), elevando o total para 858, também um novo máximo em Portugal.

A boa notícia é que, nas últimas 24 horas, foram dados como recuperados 7.511 doentes.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora