O Hospital de Santo António, no Porto, que recebeu cerca de 30 doentes Covid-19 de Lisboa e Vale do Tejo nas últimas semanas, regista uma situação “estável”, embora “difícil” na unidade de cuidados intensivos, descreveu o diretor clínico.

“Temos estado relativamente estáveis [quanto a ocupação de camas] e a receber doentes de outros centros hospitalares do sul do país. Em cuidados intensivos tem sido mais difícil, até pela nossa abertura a doentes de outros hospitais e pelo trabalho em rede”, disse o diretor clínico do Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP), onde se inclui o Hospital de Santo António, José Barros.

Atualmente, estão internados neste hospital do Porto em enfermaria 122 doentes com o novo coronavírus e 50 em cuidados intensivos. José Barros disse que existem 44 camas disponíveis em enfermaria e quatro vagas na unidade de cuidados intensivos.

Sobre o acolhimento de doentes de outras zonas do país, o diretor clínico disse que esse tem sido “esporádico e não diário”, estimando que o Hospital de Santo António tenha recebido “cerca de 30 nas últimas semanas”. “Vieram fundamentalmente de Lisboa e Vale do Tejo, da periferia de Lisboa”, apontou José Barros, que falava aos jornalistas à margem de uma cerimónia com a Federação Académica do Porto, na qual os estudantes entregaram ‘kits’ com lanches aos profissionais de saúde para agradecer o esforço diário no combate à Covid-19.

O CHUP junta o Hospital de Santo António, o Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN), o Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório (CICA) e o Centro de Genética Médica Doutor Jacinto Magalhães (CGMJM).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR