O Super Bowl, além de ser o evento desportivo que domina na captação de investimentos publicitários, é também o acontecimento em que muitos construtores de automóveis aproveitam para passar fortes “mensagens” do outro lado do Atlântico. Assim como a Jeep fez questão de assinalar a apresentação, em breve, do Wrangler 100% a bateria, a General Motors (GM) pretendeu afirmar uma posição em relação à sua transição para a mobilidade eléctrica. Com esse intento, contratou o actor Will Ferrell para protagonizar um vídeo cujo objectivo era ser engraçado. Mas parece que a Audi e a Ford não acharam muita piada e retribuíram a graça, cada uma à sua maneira.

O que despertou a picardia entre os três construtores de automóveis foi a forma criativa como a GM pretendeu chamar a atenção para o seu empenho no projecto eléctrico, prometendo que colocaria no mercado 30 novos veículos exclusivamente a bateria, até 2025, razão pela qual a Noruega não perderia pela demora. Recorde-se que a GM decidiu sair da Europa e a Noruega é tão só um dos maiores mercados do Velho Continente para este tipo de veículos, sendo mesmo o país em que os BEV têm a maior penetração do mercado, representando 54% das vendas. Ferrell fica “irritado” por os EUA ficarem para trás nesta contenda de vendas per capita e recruta as suas tropas para ir até à terra dos “apreciadores de peixe”.

Ferrell foi parar a um país “adorável”, só que era a Suécia e não a Noruega. Enganou-se no destino, mas a mensagem chegou a dois destinatários que fizeram questão de responder à altura, seguindo a mesma receita da GM. Com salmão, pizzas e (muita) provocação à mistura. A Audi tratou de servir entrada, prato principal e sobremesa, produzindo três vídeos só para relembrar a GM quem foi o líder na venda de veículos eléctricos na Noruega em 2020, qual soco que Ferrell deu ao globo.

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O Audi e-tron, o primeiro SUV eléctrico da marca dos quatro anéis, foi o preferido dos noruegueses e esse sabor a vitória exige salmão no menu. O actor Tormund Giantsbane, da série “A Guerra dos Tronos”, mostra a versatilidade do peixe, quando o objectivo do marketing é fazer uma “caldeirada” por conta da posição da GM.

Sempre com o mote de que “mais vale imitar do que odiar” quem está a tentar “salvar o planeta”, a Audi apresenta duas versões de salmão, para os amantes de peixe. Primeiro, o salmão “esbofeteador”:

Depois, surge o salmão “esclarecedor”. É que a GM também fez uma piada, sugerindo o envio de pizzas com anchovas para que os noruegueses se deliciassem. Por isso, num terceiro vídeo, Giantsbane agradece a gentileza, mas explica que por aquelas bandas a anchova é demasiado pequena para se impor no anel de massa. Vai daí, puxa de um salmão cru, mete-o na pizza, dobra-a ao meio e dá-lhe uma dentada (ao estilo de ferroada na GM):

Do lado da Ford, que recentemente iniciou a comercialização do Mustang Mach-E, a reacção chegou via Twitter e nem a primeira-ministra do país, Erna Solberg, se furtou a alinhar na provocação. As pizzas chegaram ao Parlamento norueguês no eléctrico da oval azul.

Erna Solberg provou a iguaria e, também ela, confessou não gostar de anchovas. E à boa maneira dos decisores políticos fez questão de substituir esse ingrediente por ananás, encomendando 5,4 milhões de pizzas – tantas quantos os noruegueses. Possivelmente, a GM ainda estará a digerir o pedido…