Foi descoberta uma estirpe numa quinta de visons na Polónia que é diretamente transmissível de animais para humanos e vice-versa, afirma o ministério da agricultura deste país no leste da Europa. Segundo a Reuters, esta variante foi identificada no condado de Kartuzy no final do mês passado e já está a levantar grandes preocupações na indústria das peles — que conta com mais de 350 explorações um pouco por todo o país.

“Os dados obtidos pelas autoridades sanitárias e os exemplos do ano passado detetados na Dinamarca e na Holanda [igualmente em comunidades de visons] indicam claramente que também na Polónia o vírus é transmissível do animal para os humanos e vice-versa”, lê-se no comunicado emitido pelo ministério da agricultura polaco.

Em novembro de 2020 a Dinamarca teve de abater toda a sua comunidade de visons, cerca de 17 milhões destes animais (a maior comunidade do mundo, até então) depois de várias quintas terem estado na origem de surtos de Covid-19. Em agosto, na Holanda, 100 quintas de visons foram encerradas depois de vários funcionários terem ficado gravemente doentes.

Para já, esta descoberta na Polónia resultou na ordem de abate de todos os visons do condado de Kartuzy, cerca de 5 800. O The Guardian esclarece que no mesmo comunicado o ministério explica que esta variante não é igual a nenhuma das que já foram detetadas em humanos mas pertence a uma estirpe animal bem conhecida dos epidemiologistas. Ela é também diferente da que foi identificada na Dinamarca — apesar de partilharem a característica de contágio inter espécie.

A Polónia registou este sábado 6 586 novos casos e 284 mortes. O país tem ainda 12 163 pessoas hospitalizadas e 147 961 em quarentena. Os dados do governo mostram que quase 2,1 milhões de polacos já foram vacinados e 40 709 morreram de Covid-19.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR