A Youth League 2020/21 está cancelada. A drástica decisão foi anunciada esta quarta-feira pela UEFA, que declarou ser impossível voltar a adiar o início da maior competições europeia Sub-19. Inicialmente agendada para arrancar em setembro, a Youth League começou por passar para outubro mas os planos foram novamente alterados quando a UEFA adiou a competição para março, anulando as fases de grupos e as eliminatórias a duas mãos e transformando todas as partidas em jogos únicos a eliminar. Agora, a menos de um mês da data provisória, tudo caiu por terra.

“O Comité Executivo da UEFA decidiu hoje cancelar a edição 2020/21 da UEFA Youth League devido à pandemia de Covid-19 e aos seus efeitos na organização das competições. O Comité tinha decidido inicialmente, no ano passado, alterar o formato da competição e adiar o seu início, mas as várias medidas impostas pelas autoridades de saúde em toda a Europa continuaram a evoluir desde então. As restrições de viagens que afetam os clubes participantes criam grandes dificuldades para a organização dos seus jogos e dois clubes já se retiraram da prova”, refere o comunicado, justificando grande parte da decisão com as restrições de mobilidade que também estão a afetar os oitavos de final da Liga dos Campeões e os 16 avos de final da Liga Europa.

“O Comité Executivo da UEFA sublinhou que não há possibilidade de adiar mais o início da competição e que a saúde e segurança dos jovens jogadores deve ser a principal prioridade. Lamentavelmente, as condições para reiniciar esta competição internacional de futebol jovem não foram cumpridas nas atuais circunstâncias e tanto o Comité de Competições de Clubes da UEFA como a Associação Europeia de Clubes foram consultados e apoiaram a ideia de cancelar excecionalmente a UEFA Youth League esta época”, termina a nota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De recordar que o FC Porto já conquistou a Youth League, em 2018/19 — com uma equipa que incluía Diogo Costa, Romário Baró, Fábio Vieira e Fábio Silva, entre outros –, e que o Benfica já perdeu três finais da competição (em 2014 com o Barcelona, em 2017 com o RB Salzburgo e em 2020 com o Real Madrid). Na edição que iria arrancar em março, ambas as equipas iriam novamente representar Portugal: os dragões tinham encontro marcado com os ucranianos do Shakhtar Donetsk, os encarnados iam defrontar o Sparta Praga.

FC Porto vence Chelsea na final e torna-se a primeira equipa portuguesa a conquistar a Youth League