Cascais foi um das zonas mais atingidas pelo mau tempo deste sábado. Os níveis de chuva atingiram valores superiores aos registados nas últimas grandes cheias da vila, em 1983, alerta a Câmara Municipal numa publicação do Facebook. “Cascais registou uma pluviosidade muito elevada entre as 11h30 e as 13h00, cerca de 3 milímetros por metro quadrado por hora, mais do que em 1983, quando foram as últimas grandes cheias de Cascais, embora durante um período menor”, lê-se.

20 de fevereiro: Cascais registou uma pluviosidade muito elevada entre as 11h30 e as 13h00, cerca de 3 milímetros por…

Posted by Câmara Municipal de Cascais on Saturday, February 20, 2021

No entanto, “o pior parece já ter passado”, nas palavras do presidente Carlos Carreiras. Isto porque “passou o pico da maré cheia e a capacidade de drenagem manteve-se com a ajuda do alívio da precipitação”, lê-se numa publicação da Câmara. “A Ribeira das Vinhas está agora com um caudal mais regular, pelo que, não havendo agravamento do estado do tempo, o pior parece já ter passado”, afirmou o autarca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Passou o pico da maré cheia e a capacidade de drenagem manteve-se com a ajuda do alívio da precipitação. No terreno…

Posted by Câmara Municipal de Cascais on Saturday, February 20, 2021

Em Lisboa, na saída da A5, perto da Avenida de Ceuta, uma árvore de grande porte caiu, segundo o Correio da Manhã, levando ao corte da via.

O mau tempo que atinge Portugal provocou, entre as 8h00 e as 20h00 deste sábado, um total de 692 ocorrências no país, quase metade no distrito de Lisboa, informou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Segundo disse à Lusa o comandante da ANEPC Pedro Araújo, as previsões indicam que a precipitação mais forte ocorra, nas próximas horas, mais a sul, nos distritos de Beja e Faro, mas sem a mesma intensidade da verificada durante o dia em Lisboa, Setúbal e Leiria. Pedro Araújo adiantou que o balanço de 12 horas – entre as 8h00 e as 20h00 – indica que no distrito de Lisboa registaram-se 399 ocorrências, seguindo-se os distritos de Leiria (76) e Setúbal (67).

“Não temos conhecimento de nenhuma vítima associada às condições meteorológicas adversas”, referiu o responsável da ANEPC, ao avançar que a grande maioria das situações verificadas foram de danos em edifícios e veículos, assim como inundações.

Em termos de infraestruturas atingidas pelo mau tempo, o responsável da ANEPC explicou que a “mais relevante aconteceu na linha ferroviária de Cascais, em São João do Estoril, cortada em ambos os sentidos há cerca de cinco horas e meia” devido à “queda de um cedro” — e já entretanto restabelecida. “Temos ainda inundações que se fizeram sentir com mais intensidade em Algueirão Mem Martins, Cascais e algumas zonas em Lisboa”, assinalou Pedro Araújo, sublinhando serem os “distritos do litoral os mais atingidos pelo mau tempo”, com “todos eles a somar mais de uma dezena de ocorrências”.

No interior do país, continuou o comandante da Proteção Civil, a “Guarda foi o distrito com mais ocorrências, sobretudo limpezas de via e de queda de árvores”, devido ao “vento da parte da manhã que atingiu a velocidade de 110 km/h”. “Continua a não haver registo de qualquer vítima, apenas danos no edificado e em veículos atingidos pela queda de árvores”, acrescentou.

Circulação na Linha de Cascais restabelecida. Centro da vila ficou ficar inundado, mas “situação está estabilizada”

A chuva provocou inundações no centro da vila de Cascais. O presidente da Câmara de Cascais divulgou na sua página de Facebook imagens que mostravam algumas ruas da baixa de Cascais inundadas. “Por enquanto a baixa de Cascais, embora já afetada por alguma aglomeração de água, está controlada, mas vamos continuar com as equipas no terreno“, afirma, alertando que “está previsto chover durante todo o dia e toda a noite, com maior intensidade até às 22h00”, disse por volta das 16h00 deste sábado.

Está previsto chover durante todo o dia e toda a noite, com maior intensidade até às 22h00, a Ribeira das Vinhas…

Posted by Carlos Carreiras on Saturday, February 20, 2021

A situação já se encontra, no entanto, “estabilizada”, segundo o presidente fez saber nas redes sociais. “Vamos manter o alerta e as equipas no terreno porque se prevê um agravar da intensidade da chuva entre as 21h00 e as 23h00 que vai coincidir com a preia-mar entre as 21h e as 22h“, disse.

A chuva intensa também levou ao corte da Marginal, no sentido Cascais-Lisboa, na zona do Inatel de Oeiras e Paço de Arcos, mas circulação já está normalizada, anunciou a Câmara Municipal de Oeiras no Facebook.

A Marginal já reabriu à circulação. Depois de ter estado encerrada entre a zona do Inatel de Oeiras e Paço de Arcos,…

Posted by Município de Oeiras on Saturday, February 20, 2021

A circulação de comboios encontrava-se suspensa desde as 12h45 entre São Pedro do Estoril e Cascais, em consequência da “queda de uma árvore de grandes dimensões”, segundo a IP, referindo que os comboios continuaram a circular entre o Cais do Sodré (Lisboa) e São Pedro do Estoril (Cascais). No âmbito do restabelecimento da circulação na Linha de Cascais, os comboios começaram, a partir das 21h40, a operar “em ambos os sentidos através de uma única via, entre São Pedro e Cascais”, disse à Lusa a mesma fonte.

“Face à dimensão da árvore e também dos danos que causou na catenária”, a interrupção deste troço da Linha de Cascais durou cerca de nove horas, em que os trabalhos de retirada da árvore sobre a via férrea contaram com a intervenção de equipas da IP, proteção civil e bombeiros.

Outra das ocorrências registadas durante a tarde resultou de uma barreira que soterrou um posto de transformação da EDP na Nazaré, provocando um corte de energia, que ainda não foi reposta, adiantou.

Estradas na serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da serra da Estrela foram hoje encerradas devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco. Segundo a mesma fonte, o trânsito está proibido nos troços 11, que liga Piornos até ao cruzamento da Torre, 12, deste cruzamento até à Torre, e no troço 13, da Lagoa Comprida até ao cruzamento da Torre.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) colocou este sábado sob aviso laranja 13 dos 18 distritos, incluindo toda a costa do país, e a amarelo cinco distritos do interior devido ao mau tempo. De acordo com o site do instituto, os distritos do litoral, incluindo todo o Algarve, estão sob aviso laranja.

Os avisos laranja devem-se sobretudo à precipitação, embora nos distritos mais a norte, Porto, Braga e Viana do Castelo, se devam também ao vento e à agitação marítima. Já os distritos de Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Bragança estão sob aviso amarelo, assim como os arquipélagos da Madeira e dos Açores.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem sob alerta amarelo todos os 18 distritos. A situação de alerta amarelo vai manter-se depois até às 13h00 de domingo. O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.