A concelhia do PSD/Sintra aprovou esta quarta-feira o nome de António Pinto Pereira, professor no ISCSP, como candidato à Câmara Municipal de Sintra. Esta decisão surge numa altura em que a direção do PSD tenta convencer as estruturas locais a aceitarem a candidatura de Pedro Santana Lopes.

A estrutura liderada por Ana Sofia Bettencourt reuniu-se de urgência esta quarta-feira e aprovou o nome de Pinto Pereira, apesar da oposição dos elementos da JSD. Agora, o nome segue para a direção do PSD, que terá de decidir se aceita ou não a indicação da estrutura local.

Na terça-feira, a concelhia e a distrital do PSD/Lisboa reuniram-se para perceber as reais hipóteses de concretizar a candidatura de Pedro Santana Lopes. O antigo primeiro-ministro não está ainda totalmente convencido das vantagens de concorrer a Sintra e a preferência continua a recair sobre a Figueira da Foz — mesmo como independente.

A corrida em Sintra contra Basílio Horta é manifestamente mais difícil. Perder não é exatamente uma opção para Pedro Santana Lopes, que quer nestas eleições autárquicas um regresso aos grandes palcos da política. Derrotar um presidente em funções não é fácil; derrotar Basílio Horta, por maioria de razão, ainda mais difícil é. As confusões no aparelho local fazem duvidar ainda mais. Santana não se quer meter no meio de um saco de gatos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além da resistência de Pedro Santana Lopes, há outra questão a atrapalhar as contas do PSD. Marco Almeida, que já protagonizou duas candidaturas a Sintra, uma delas como independente, voltou a aproximar-se do partido durante a liderança de Rui Rio. Apesar de ser uma candidatura natural, a concelhia do PSD/Sintra não quer sequer considerar essa hipótese. O divórcio entre os dois está há muito consumado e não há forma de se entenderem.

“Ainda não conseguimos ultrapassar a questão do elefante na sala (Marco Almeida)“, lamentava ao Observador uma fonte envolvida nas negociações de terça-feira. Mesmo considerando Marco Almeida, a direção nacional do PSD está a resistir em comprar essa guerra, uma vez que o atual vereador não oferece garantias evidentes de vitória. Já foi duas vezes a votos e das duas vezes perdeu.

Ana Sofia Bettencourt tentou antecipar-se à decisão e impor outra alternativa a Pedro Santana Lopes e a Marco Almeida. Resta saber o que farão Rui Rio e Pedro Santana Lopes.