Nuno Graciano é o candidato do Chega à Câmara Municipal de Lisboa. O apresentador de televisão foi convidado pessoalmente por André Ventura e vai na entrar na corrida contra Fernando Medina e Carlos Moedas.

A informação foi inicialmente avançada pela SIC. Entretanto, ao “Expresso”, o coordenador autárquico e vice-presidente do Chega, Nuno Afonso, recusou confirmar ou desmentir a notícia. O próprio Nuno Graciano evitou comentar o tema. “Não confirmo nem desminto. Falamos na terça-feira”, disse ao semanário.

Fonte oficial do partido limitou-se a repetir o mesmo ao Observador. “Não confirmamos, nem desmentimos”. Ainda assim, o Observador sabe que Nuno Graciano é mesmo candidato à Câmara Municipal de Lisboa.

O apresentador reúne algumas condições que o Chega considera essenciais. Primeiro, porque está em condições de dar a cara pelo partido sem receio de ser investigado até à exaustão: tem um perfil público, está habituado a ser escrutinado e tem um percurso feito nos meios da comunicação social.

O Chega acredita que o candidato vai sempre beneficiar do efeito “André Ventura” em Lisboa e pode gozar de outra vantagem: um certo afastamento que o partido entende existir entre eleitos e eleitores, políticos e cidadãos. Graciano, não tendo experiência política, pode ter essa vantagem.

Ainda não há uma meta definida na cabeça de André Ventura. Chegar aos 12% das presidenciais é altamente improvável, mas, ainda assim, os dirigentes do Chega acreditam que é possível ter um bom resultado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR