Os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para este verão, terão uma “redução considerável” no número de convidados, anunciou esta sexta-feira o Comité Olímpico Internacional (COI), devido às restrições do governo japonês em função da pandemia de Covid-19.

“De forma a cumprir com os pedidos dos nossos parceiros japoneses, o Conselho Executivo do COI decidiu hoje permitir a acreditação apenas a quem ocupe funções essenciais e operacionais”, pode ler-se na nota de imprensa divulgada por aquele organismo.

A decisão afeta os convites para parceiros e mesmo para “atletas lendários”, sem nenhuma acreditação permitida para acompanhantes, independentemente da função.

O objetivo do COI, de resto, é impedir que o sistema de convites acabe por tornar redundante a decisão do governo japonês, tomada este mês, de não permitir a entrada de espetadores do estrangeiro, ao atribuir tantos passes que os estádios enchessem na mesma.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Japão confirma que Jogos Olímpicos não vão ter público estrangeiro

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.756.395 mortos no mundo, resultantes de mais de 125,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.