A comissão de vacinação alemã irá recomendar que a vacina da AstraZeneca seja administrada apenas a pessoas com mais de 60 anos, sejam homens ou mulheres, noticiou a Bloomberg citando uma fonte próxima do processo. A conferência de imprensa da chanceler Angela Merkel para esta terça-feira à noite deverá abordar o assunto.

A comissão, que só dará o parecer final na quinta-feira, pondera deixar em aberto a possibilidade de vacinar pessoas mais novas sob a indicação de um médico.

Dois hospitais de Berlim tinham anunciado, esta terça-feira, a interrupção do uso da vacina da AstraZeneca em mulheres com menos de 55 anos, conforme noticiou a Reuters. A vacina também já tinha sido suspensa em mulheres com menos de 55 anos no distrito de Euskirchen, na região da Colónia, segundo a SIC Notícias.

Em causa estão novos relatos de tromboses venosas cerebrais em mulheres na Alemanha, que tinham sido vacinadas contra a Covid-19 com a vacina da AsraZeneca, segundo o porta-voz de um dos hospitais que tomou esta decisão, o hospital universitário Charité.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A vacina da AstraZeneca já tinha estado suspensa temporariamente em vários países europeus depois do registo de casos de coágulos sanguíneos — raros, mas graves (alguns mortais) —, principalmente em mulheres jovens. A Alemanha reportou 31 casos, dos quais nove resultaram em morte.

Ainda não foi possível associar a administração da vacina à ocorrência destes casos, mas os países que optam pela suspensão falam em medida de precaução.

Covid-19. Autoridades canadianas recomendam suspensão da AstraZeneca a menores de 55 anos

Do outro lado do oceano, o Comité Nacional de Aconselhamento sobre Imunização do Canadá recomendou uma pausa na vacinação da AstraZeneca contra a Covid-19 a pessoas com menos de 55 anos, noticiou esta segunda-feira a agência Associated Press (AP). França, quando retomou o uso da vacina, a 19 de março, também anunciou que só o faria para maiores de 55 anos.

O Canadá deverá receber esta semana dos Estados Unidos 1,5 milhões de doses da AstraZeneca. O país encomendou vacinas em quantidade suficiente para ter 10 doses por cada um dos 38 milhões de habitantes, mas, sem produção própria, depende da permissão de exportação de terceiros para ter acesso às vacinas.

Atualizado às 16h45 com a recomendação da comissão de vacinação