O Collision, o evento irmão da Web Summit que se realiza a partir de Toronto, no Canadá, começou esta terça-feira pela segunda vez num formato exclusivamente online, devido à pandemia de Covid-19. Na sessão de abertura, que contou com Paddy Cosgrave, fundador e presidente executivo da Web Summit, e John Tory, presidente da Câmara de Toronto, houve um pedido. “Prometa-me que volta aqui a Toronto em 2022”, disse Tory. Paddy fez uma pausa e respondeu de forma politicamente correta, sem certezas: “Voltamos num curto espaço de tempo”.

Paddy Cosgrave, o presidente executivo da Web Summit, e John Tory, presidente da Câmara de Toronto, foram os responsáveis pela primeira sessão

O Collision 2021 vai decorrer até quinta-feira através da plataforma online criada pela Web Summit para continuar a realizar os seus eventos, que foi testada pela primeira vez no Collision 2020. Este ano, a organização conta receber mais de 40 mil participantes. Em 2020, esta ferramenta que foi a solução para realizar a última edição da Web Summit, permitiu à organização receber 32 mil participantes, como disseram os responsáveis do evento em comunicado.

ONU vai usar o software da Web Summit. É o primeiro cliente da empresa de Paddy Cosgrave

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À semelhança da Web Summit, o Collision recebe empreendedores de todo o mundo, mas com um foco no ecossistema do Canadá e da América no Norte. Este edição contará com vedetas tornadas empreendedoras como o futebolista David Beckham, a atriz Nicole Kidman ou o ator Ryan Reynolds. Além disso, o evento conta também com a presença da Câmara Municipal de Lisboa e com a Startup Portugal através de parcerias da organização com estas entidades. É devido à parceria com a Startup Portugal que mais de 100 startups portuguesas vão participar este ano no Collision.

Do lado português, o evento contará com a presença de empresas como a Sound Particles, assim como com a participação de Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, com o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e também com Carlos Moedas, o ex-comissário europeu que vai defrontar Medina nas eleições autárquicas deste ano. De acordo com a agenda do Collision, Moedas, à semelhança de Medina, participará em apenas uma das conferências como curador da Fundação Calouste Gulbenkian.

Evento irmão da Web Summit arrancou online, mas Paddy quer Collision ao vivo já em 2021

Em junho de 2020, o Collision From Home, a primeira edição somente online do Collision, foi adiada de abril para junho. De forma igualmente simples, o evento arrancou também com Paddy Cosgrave a falar com John Tory. Nessa data, o foco foi também a pandemia. “Sentimos a sua falta aqui”, assumiu Tory. Na altura, foi Paddy quem questionou Tory sobre um regresso a Toronto. “Acha que é uma possibilidade o Collision decorrer em 2021, como está marcado, em Toronto”?. Tory respondeu: “Temos de ver, mas sou otimista”, disse.

Este ano, a conversa decorreu também palco principal, que agora se chama “channel 1: centre” [canal 1: centro, em português]. Como diz o nome, e à semelhança do que aconteceu na Web Summit em dezembro, esta é uma das várias plataformas de vídeo online nas quais os participantes podem assistir às várias conferências.

Web Summit abre escritório em Tóquio em antecipação da edição japonesa do evento

Além de Toronto e Lisboa, onde a Web Summit se realiza desde 2016 e deverá realizar-se até 2028, segundo o acordo existente entre o evento, a Câmara Municipal de Lisboa e o Governo, a conferência tem versões análogas noutros países. Na Ásia, a empresa de Paddy Cosgrave está por detrás do RISE, que já decorreu durante cinco anos em Hong Kong e vai realizar-se em Kuala Lumpur, na Malásia, em 2022. Recentemente, a organização da Web Summit revelou que vai abrir escritórios em Tóquio, no Japão, em antecipação de um evento com o mesmo nome que vai realizar-se aí em setembro de 2022. Além disso, em 2022, a organização quer também promover um evento semelhante no Brasil.

Web Summit vai ter evento em Tóquio em 2022. E outro no Brasil