O presidente do Governo Regional dos Açores afirmou esta segunda-feira que o executivo vai “atualizar o projeto” para a construção do Porto Espacial de Santa Maria, que não foi adjudicado por exclusão dos dois concorrentes.

Questionado pela Lusa sobre a solução para a construção do Porto Espacial de Santa Maria, José Manuel Bolieiro disse que, “no âmbito da contratação pública”, o Governo Regional vai “explorar o que está previsto para a matéria“, admitindo “atualizar o projeto”.

A ideia é “assegurar que a concorrência e os players que estão disponíveis para agarrar esta oportunidade possam fazê-lo, num procedimento de contratação pública robusto, legalmente consolidado e com oportunidades para a sua atualização e reforço das candidaturas que poderão existir”.

O governante, que falava à Lusa em Santa Maria, depois da assinatura de protocolos entre o Governo da República e a Agência Espacial Europeia, respondia ao desafio do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que apontou as “evoluções particularmente importantes, quer no lançamento, quer na aterragem dos foguetões“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Temos, eventualmente, que atualizar os termos de referência, porque já não faz sentido irmos para um projeto que pode ser antigo. Queremos trazer para Santa Maria o melhor projeto, da forma mais rápida possível”, defendeu o governante.

Manuel Heitor afirmou que o processo é da responsabilidade do Governo Regional e deve “cumprir os códigos da contratação pública“, mas admite que sejam usados “os mesmos termos de referência e fazendo uma negociação direta, ou abrindo um novo processo concorrencial”.

Na sexta-feira, o Atlantic Spaceport Consortium (ASC) anunciou que foi excluído do processo concorrencial, do qual já tinha também sido excluído o consórcio RFA Azores. O ASC admitiu impugnar a decisão.

O ministro reiterou a urgência do projeto, referindo a existência de “um novo programa europeu para o espaço” e do Plano de Recuperação e Resiliência, afirmando que, “por isso, há uma janela de oportunidade”. Em 9 de abril, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior afirmou que a construção do Porto Espacial “ou arranca agora, ou não arranca”.

O governante, que falava numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo, considerou que “o Plano de Recuperação e Resiliência é uma oportunidade única” para fazer “avançar o projeto“.

O Governo da República aprovou em março de 2019 a criação da agência espacial portuguesa Portugal Space, com sede na ilha de Santa Maria. Inicialmente estava previsto que o contrato para a instalação e funcionamento do Porto Espacial de Santa Maria fosse assinado em junho de 2019, para que os primeiros lançamentos de pequenos satélites ocorressem no verão de 2021.