Um viaduto do metropolitano na Cidade do México colapsou na noite desta segunda-feira, arrastando várias carruagens e provocando a morte de pelo menos 24 pessoas, segundo confirmou a presidente da capital mexicana, Claudia Sheinbaum, em declarações aos jornalistas no local.

“De repente, vi a estrutura a partir”, disse uma testemunha à estação de televisão mexicana Televisa. “Menos de um minuto depois, tudo caiu e uma nuvem de poeira formou-se. Quando a poeira baixou, tentei ver o que poderia fazer para ajudar. O silêncio foi terrível”, acrescentou a testemunha, que não foi identificada. Um vídeo de poucos segundos divulgado por um jornalista mexicano no Twitter mostra o momento em que o viaduto colapsou:

Além das vítimas mortais, cerca de 70 pessoas ficaram feridas, segundo confirmou a Proteção Civil da capital mexicana no Twitter. Várias ambulâncias começaram rapidamente a transportar os feridos mais graves, cerca de 30, para os hospitais da área, incluindo várias pessoas em estado de choque que se encontravam nas proximidades. A Proteção Civil da Cidade do México partilhou uma lista com os nomes das pessoas, já identificadas, que sofreram ferimentos, bem como os hospitais para onde foram transportadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O colapso ocorreu por volta das 22h00 de segunda-feira (4h00 em Lisboa) na estação Olivos da linha 12 do metro, que corta o sul da capital mexicana, no momento em que estava a passar um comboio. O viaduto colapsou e, além de arrastar as carruagens consigo, caiu em cima de pelo menos um carro — até ao momento ainda não foi possível apurar se havia pessoas dentro do veículo. O comboio do metro partiu-se em dois na queda da ponte de cimento. A presidente da Cidade do México já adiantou que as causas do acidentes serão investigadas.

Dezenas de bombeiros e equipas de emergência estavam ocupados a socorrer os feridos e a retirar os corpos de passageiros presos numa pilha de metal, entulho, cabos e trilhos deformados. Outros trabalhadores tentam manter os curiosos afastados devido ao risco de outras secções da estrutura desabarem.

O tráfego na linha 12 do metro da Cidade do México ficou completamente paralisado na sequência do acidente. Este é o segundo acidente de metro desde o início do ano. Em janeiro, um incêndio danificou as instalações de controlo da rede, matando um e ferindo 29 devido ao fumo. Em março de 2020, uma colisão entre dois comboios do mesmo metro deixou um morto e 41 feridos.