Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

“Madrid resiste à mentira”. “Foi-se embora a maior ratazana da política espanhola”. Esta foi uma das muitas reações de desportistas aos resultados das eleições de Madrid desta terça-feira, que deram uma vitória estrondosa a Isabel Díaz Ayuso e que levaram o ex-líder do Unidas Podemos, Pablo Iglesias, a sair da vida política. Até Luís Figo comentou.

O ex-internacional português, que jogou cinco épocas no Real Madrid, comentou na sua conta pessoal de Twitter que “segundo o CIS [Centro de Investigação Sociológico] de Tezanos tudo é um sonho”. Luís Figo aludiu à polémica envolvendo José Félix Tezanos, que caracterizou os madrilenos que votavam no PP e no VOX como sendo “taberneiros”. Além disso, o CIS apresentou uma sondagem há tempos que dava Isabel Díaz Ayuso como vencedora, mas com uma pequena margem — o que contrastou com os resultados das eleições.

Pepe Reina, guarda-redes a jogar pela Lazio, celebrou os resultados na sua conta pessoal do Twitter. O jogador celebrou a “grande participação e vontade da maioria na festa da democracia”, fazendo acompanhar o post com as hashtags “#cansadosdementiras” e “#cierrealsalir”— esta última numa alusão à saída da vida política de Pablo Iglesias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas as redes também tiveram palavras mais duras. Ivan Campo, ex-jogador do Real Madrid e ex-internacional espanhol, escreveu na sua conta pessoal do Twitter que “por fim vai-se embora a maior ratazana da história de Espanha”: “Agora só falta que o investiguem e que a justiça espanhola possa demonstra que é uma farsa e um delinquente e que o metam a falar entre quatro paredes”, disse, acompanhando o post com uma fotografia de Pablo Iglesias e de Isabel Díaz Ayuso.

Jesús Fernández, ex-guarda-redes do Real Madrid que atualmente joga na equipa romena Sepsi OSK, descreveu a noite das eleições como “grande”, acrescentando que “Madrid resiste à mentira, à hipocrisia e à miséria”: “A ver se também o resto de Espanha”. O jogador de futebol destacou ainda que a “melhor notícia” é que “a ratazana volta à toca”, fazendo referência a Pablo Iglesias.

O ex-tenista Nicolás Almagro também colocou uma mensagem a sublinhar o abandono da vida política de Pablo Iglesias: “Bye Bye Pablo Iglesias, que tanta paz leves como descanso deixas”, ironizou.