Pedro Santana Lopes vai ser candidato à Câmara Municipal da Figueira da Foz, encabeçando uma lista do movimento independente “Figueira A Primeira”. O antigo primeiro-ministro, histórico militante do PSD e fundador do partido Aliança — depois de se ter desfiliado dos sociais-democratas — volta assim a candidatar-se a um município no qual já foi autarca.

A notícia começou por ser avançada pela RTP. Posteriormente, Bruno Pais Menezes, dinamizador do movimento “Figueira A Primeira”, confirmou ao Observador que “Pedro Santana Lopes respondeu de forma inequívoca e afirmativa ao desafio do movimento” e será mesmo candidato à autarquia da Figueira da Foz. O antigo primeiro-ministro vai a votos com Carlos Monteiro (PS), Pedro Machado (PSD) Bruno Pais de Menezes, ex-líder da JSD/Figueira da Foz, diz ainda que este “é o culminar de um trabalho de meses” e que o movimento junta várias pessoas do PSD ao CDS, passando pelo PS.

Mais tarde, foi o próprio Santana Lopes, que na sexta-feira mudou a residência para a Figueira da Foz, a apresentar-se como candidato a esta Câmara do distrito de Coimbra, exatamente 24 anos depois de o ter feito pela primeira vez.

“Cá estou. É uma decisão de enorme responsabilidade, num tempo difícil. Tenho estado a trabalhar, a estudar. Sempre disse que seria a Figueira da Foz e só a Figueira da Foz”, disse Pedro Santana Lopes à agência Lusa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 09 de maio de 1997, Santana Lopes anunciou a sua candidatura a esta Câmara, que viria a conquistar então pelo PSD.

No domingo, numa publicação no Facebook do movimento “Figueira a Primeira”, que pedia o regresso do também antigo presidente da Câmara de Lisboa à liderança daquele município do litoral do distrito de Coimbra, surgiu a mensagem “No mesmo dia, à mesma hora, uns anos depois. Cá estou”.

No mesmo dia, à mesma hora, uns anos depois.Cá estou.#figueiradafoz #figueiraaprimeira

Posted by Figueira A Primeira on Sunday, May 9, 2021

“É uma decisão ponderada, de enorme responsabilidade. Tive vários convites para outras Câmaras, mas cá estou na Figueira da Foz”, reforçou Santana Lopes à Lusa.

Em fevereiro, Rui Rio dizia: “Não sei qual é a vontade dele nem a do próprio partido”

O político e antigo primeiro-ministro chegou a ser ponderado pela direção do PSD como candidato autárquico, mas depois de pressão das estruturas locais os sociais-democratas avançaram para outro nome: Pedro Manchado será o candidato do PSD à Figueira da Foz.

Santana Lopes não será candidato do PSD à Figueira da Foz

Em fevereiro, o líder do PSD tinha respondido assim a uma pergunta do Observador sobre se seria possível Santana Lopes ser candidato pelo partido a alguma autarquia do país: “Não lhe sei responder a isso. Ou seja, não sei qual é a vontade dele, nem sei qual é a vontade do próprio partido”.

Imagine que ele se propunha ser candidato à câmara A — eu não sei o que é que o partido no município A e no distrito A quer ou não quer, gosta ou não gosta, face ao percurso que Pedro Santana Lopes tem”, referia ainda Rui Rio.

Rio: “Se vir que isto não tem pernas para andar fico aqui a fazer o quê? Não estou agarrado ao lugar”

O que Rui Rio garantia ainda nessa entrevista de fevereiro era que não iria impor “de forma nenhuma” Santana Lopes como candidato às estruturas locais. E questionado sobre a possível imposição do nome ao PSD da Figueira da Foz, respondeu: “Isso não se pode fazer. Posso fazer isso em algumas circunstâncias: imagine-se que uma concelhia se fecha em torno de um candidato e eu tenho consciência de que esse candidato não tem aceitação rigorosamente nenhuma. Nesse caso, se eu tiver um candidato com muito mais aceitação pública, não tenho problemas em fazer isso. Nesses casos meto a cabeça e faço isso. Mas neste caso não, porque é uma situação especial. Ou haveria uma vontade coletiva, ou então eu não tenho direito de fazer isso. Não posso“.

Poucos meses antes — há menos de um ano —, em entrevista ao Observador, Pedro Santana Lopes garantia que se fosse convidado por Rui Rio para ser candidato do PSD à Câmara de Lisboa rejeitaria o desafio. E explicava porquê, falando da Figueira da Foz: “Não está nas minhas intenções voltar a funções que já tenha exercido. A única exceção que abriria era a Figueira da Foz, por razões sentimentais, mas estou num ciclo diferente. Não se deve voltar sequer a pôr a questão. Já há 20 anos que se fala do meu nome para Lisboa outra vez”.

Santana Lopes: “Não há nada que me impeça de ser candidato presidencial em 2026”

“Só apareço eu para ninguém ficar nervoso”

No Facebook do “Figueira a Primeira” também surgia no domingo uma imagem onde se pode ler “Figueira da Foz — Uma Ligação para a Vida — Autárquicas 2021” e ainda PSL, as letras que identificam o antigo primeiro-ministro e ex-presidente do PSD. Nesta página, com 4.000 seguidores, Pedro Santana Lopes tem-se mostrado muito ativo, com variadas publicações e fotografias da Figueira da Foz.

Com a ‘hashtag’ #figueiraaprimeira, a página do Facebook do movimento apresenta uma imagem de Santana Lopes e a expressão “Ouvir / Avaliar”, com a seguinte mensagem: “Primeiro, ouvindo quem sabe tudo sobre os viveiros e, depois, avaliando o que se diz, de certo e de disparatado, sobre o Porto Comercial e o Porto de Pesca. E, também, considerando a tão necessária Marina. Horas bem proveitosas. PS – só apareço eu para ninguém ficar nervoso”, lia-se então na mensagem, assinada por PSL, as primeiras letras dos nomes pelos quais o antigo primeiro-ministro mais é conhecido.

Esta página apresenta também centenas de apoiantes à candidatura de Santana Lopes, tanto de residentes na Figueira da Foz, como de figueirenses espalhados pelo mundo.

Em 14 de abril, o movimento de cidadãos “Figueira a Primeira” apresentou Cristina Figueiredo como candidata à Junta de Bom Sucesso, naquele município. Nos dias seguintes, foram apresentados vários outros candidatos às Juntas.

No dia em que o Movimento de Cidadãos Livres “Figueira a Primeira” enviou à agência Lusa uma informação sobre a candidata à Junta de Bom Sucesso, surgiu no Facebook uma imagem do também antigo líder da Câmara de Lisboa a olhar o porto daquela cidade.

Pedro Santana Lopes, que chegou a ser apontado nos meios de comunicação social como candidato a várias Câmaras, nomeadamente na região de Lisboa, nunca escondeu gostar da Figueira da Foz. Nas suas páginas das redes sociais, tem aparecido recorrentemente na Figueira da Foz e publicado diversas mensagens.

Além disso, também na sua página pública do Facebook, Santana Lopes tem apresentado ideias para o município, assim como contas e números ou o trabalho por si realizado aquando da passagem pela Figueira da Foz como presidente da autarquia.

A Câmara da Figueira da Foz é liderada por Carlos Monteiro (PS), que se recandidata. O PS detém seis mandatos, enquanto o PSD detém três.

Os sociais-democratas apresentam às eleições de setembro ou de outubro o atual presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado.

O CDS-PP volta a apresentar Miguel Mattos Chaves.