Pedro Santana Lopes não será candidato do PSD à Câmara da Figueira da Foz. O Observador sabe que as estruturas estão divididas, que há quem o queira como candidato e outros que preferem Pedro Machado, o candidato aprovado pela concelhia. Mas a decisão está tomada pela direção do partido: o antigo primeiro-ministro não será candidato àquela autarquia.

Apesar de tudo, os movimentos de apoio em torno de uma possível candidatura de Pedro Santana Lopes à Figueira continuam. Ainda esta sexta-feira, chegou a ser avançado que o antigo líder social-democrata é cobiçado pelo PSD para ser candidato. De acordo com essa informação, Paulo Leitão, líder do PSD/Coimbra, terá estado na origem do convite a Santana.

Ao Observador, o próprio Paulo Leitão desmente que alguma vez tenha convidado o  antigo primeiro-ministro. “É mentira que alguma vez tenha feito esse convite“, garante.

A garantia de Paulo Leitão não invalida, ainda assim, que existiram e existem movimentos de apoio a Pedro Santana Lopes no terreno. Em declarações ao Observador, Bruno Pais de Menezes, atual secretário-geral da JSD/Figueira da Foz, defende que Santana Lopes é o “melhor candidato” à autarquia e pressiona a distrital do PSD/Coimbra a contrariar a escolha da concelhia da Figueira, impondo Santana Lopes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos últimos dias, aliás, houve manifestações de apoio nesse sentido. Alguns sociais-democratas da Figueira da Foz saíram à rua com cartazes a dizer “Bora, Santana”, “Santana, amigo, Figueira está contigo” ou “Keep Cool”.

De acordo com Bruno Pais de Menezes, entre este grupo de apoio a a Santana estão jovens militantes e não militantes assim como figueirenses militantes, ex militantes e apoiantes do PSD, “sendo uma base de apoio partidária e civil”.

Foto cedida por Bruno Pais de Menezes

No entanto, estas manifestações de apoio não terão comovido a distrital de Coimbra, nem tão pouco a direção nacional do partido. Ao Observador, fonte do núcleo duro de Rui Rio garante que Pedro Santana Lopes não vai mesmo ser candidato do PSD à Figueira.

O escolhido é Pedro Machado, presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro, já foi aprovado pela concelhia, tal como o Observador tinha escrito no início de fevereiro.

Não é de excluir, porque a direção do PSD não o exlcui, que Pedro Santana Lopes venha a ser candidato por outra autarquia no país. Os próximos dias serão decisivos para fechar esse e outros dossiers.