A Uber, em parceria com a Nissan e LeasePlan, anunciou esta quinta-feira que vai lançar um programa para “acesso a veículos elétricos a preços mais acessíveis” para os motoristas da plataforma. Além disso, a empresa de TVDE (transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados) afirma que vai ter “um pacote de incentivos até 850 euros para a substituição de veículos de combustão fóssil por veículos elétricos na aplicação”.

O lançamento deste programa em Portugal decorre depois de um anúncio da empresa em setembro, no qual prometeu que, até 2025, pelos menos 50% das viagens na plataforma vão ser elétricas. Na altura, a Uber anunciou a parceria com a empresa de aluguer de carros LeasePlan, assim como a Renault-Nissan, para permitir a aquisição ou acesso a veículos elétricos “a preços acessíveis” no Reino Unido, França e Holanda”. É este projeto que chega agora a Portugal.

Uber quer ser uma plataforma totalmente elétrica até 2040 e vai alugar carros a motoristas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em comunicado, a empresa de TVDE refere que este programa permitirá a compra de carros elétricos como o Nissan Leaf, além de que, através de soluções leasing destas parceiras, oferecerá também “um pacote de 1.700 minutos grátis nos postos de carregamento da startup portuguesa Power Dot”, empresa com a qual também colabora desde 2019.

Estamos muito entusiasmados com esta iniciativa conjunta com a Nissan e a LeasePlan. Sabemos que o caminho para atingir o objetivo de uma mobilidade 100% sustentável é longo e que só é possível fazê-lo em conjunto através de parcerias como esta. Orgulhamo-nos de estar entre as marcas de referência no setor que mais tem feito para atingir esse objetivo, estabelecendo metas ambiciosas, mas necessárias”, diz Manuel Pina, diretor-geral da Uber em Portugal.

“Desde julho de 2020 que a Uber só aceita que novos veículos sejam elétricos nas maiores cidades do país, como é o caso das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, e dos distritos de Braga e de Faro”, refere ainda a empresa. Atualmente, o Uber Green, o serviço da empresa que permite chamar para as viagens apenas um motorista com um carro elétrico, está disponível nas cidades de Lisboa, Porto, Algarve, Coimbra, Braga e Aveiro.

Uber vai permitir reservar um motorista durante uma hora para fazer várias viagens

A Uber afirma que, em Portugal, já foram realizadas mais de sete milhões de viagens 100% elétricas através do Uber Green deste que este serviço foi lançado em 2016.