Se não teve oportunidade de ver a superlua de dia 27 de abril, não pode perder a oportunidade de ver a segunda e última superlua deste ano de 2021, esta quarta-feira.

A melhor hora para observar a superlua de maio será pelas 21h14, lê-se no site do Observatório Astronómico da Universidade de Lisboa (OAL): “Nessa altura, a Lua vai parecer maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência de superlua, mas também porque estando próxima do horizonte vê-se mais ampliada, o que é apenas uma ilusão de ótica.”

O preciso momento em que a Lua vai atingir a fase de Lua cheia vai estar mais de nove horas desfasado do momento em que o satélite natural da Terra se encontra mais próximo do planeta (perigeu). Ainda assim, no dia 27, a Lua nasce às 22h29 e vai continuar a parecer maior do que o habitual.

A Lua nasceu às 19h29 e vai desaparecer do céu às 6h32, o que lhe dará tempo de sobra para a observar, assim o tempo o permita. No site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, porém, a previsão para quarta-feira é de “períodos de céu muito nublado por nuvens altas” e possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal, condições que se podem prolongar para quinta-feira.

A superlua de maio ofereceria um presente ainda mais especial caso o eclipse acontecesse durante a noite e não durante o dia. É um eclipse total, mas aconteceu ao meio-dia desta quarta-feira, “não sendo possível a sua observação por ocorrer à luz do dia”, escreve o OAL.

Na quarta-feira, a lua começou a entrar na penumbra pelas 9h46, na sombra às 10h45 e ficou “completamente coberta a partir das 12h10”. O eclipse máximo deu-se pelas 12h19 e durou até às 12h28. “A partir das 13h53, a Lua sai totalmente da sombra, terminando a última fase do eclipse pelas 14h51.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR