A empresa de vendas online Amazon vai adquirir os estúdios de cinema e televisão MGM, responsáveis pelos filmes da saga James Bond, com objetivo de aumentar o portfolio do seu serviço de streaming.

De acordo com a agência de notícias norte-americana Associated Press (AP), a Amazon vai pagar 8,45 mil milhões de dólares (cerca de sete mil milhões de euros), o que faz desta a segunda maior aquisição daquela multinacional norte-americana, depois de ter adquirido em 2017 a rede de supermercados Whole Foods, por quase 14 mil milhões de dólares (cerca de 11,4 mil milhões de euros).

A Amazon tem um serviço de streaming, o Amazon Prime, que compete com outros como Netflix, HBO e Disney+. Com a compra da MGM, a Amazon passa assim a ter acesso a mais filmes e séries para disponibilizar na plataforma Amazon Prime, incluindo os vários filmes das personagens Rocky, Robocop e Pantera cor-de-rosa. Além da Amazon Prime, cujo acesso é pago, a Amazon é dona de um outro serviço de streaming, gratuito, a IMDb TV, que inclui anúncios durante os filmes e programas.

A fusão da WarnerMedia e Discovery, anunciada na semana passada, poderá criar um novo concorrente para as líderes dos conteúdos em streaming, ao reunir uma das maiores bibliotecas de propriedade intelectual e uma série de marcas, que inclui HBO e Warner Bros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Amazon divulgou recentemente que cerca de 175 milhões de clientes utilizaram a Prime Video em 2020, o que compara com os 208 milhões de subscritores que tem a Netflix e os mais de 100 milhões da Disney+. A empresa que vai resultar da fusão da WarnerMedia com a Discovery pode somar 79 milhões. Com a compra da MGM, a Amazon passa também a ser dona do canal de televisão por cabo Epix, propriedade dos estúdios de cinema e televisão.

A MGM, que a maioria das pessoas identifica pelo logo de com um leão a rugir, é um dos mais antigos estúdios de Hollywood, fundados em 1924. O portfolio da MGM inclui uma longa de lista de clássicos como “Serenata à chuva”, protagonizado por Gene Kelly, e produções mais recentes, como os programas “Shark Tank” e “The Real Housewives of Beverly Hills” ou os filmes “007 — Sem Tempo para Morrer”, da saga James Bond, e “Respect”, um biopic da cantora Aretha Franklin.

A Amazon já tem também um estúdio, responsável por séries como “The Marvelous Mrs. Maisel”, “Fleabag” e filmes como “Sound of Metal”.

A Amazon, fundada em 1995 como uma livraria online, tornou-se num “gigante” avaliado em 1,6 biliões de dólares (cerca de 1,3 biliões de euros) que está presente em várias áreas de negócio.