A Jeep continua a apostar forte no seu veículo mais popular, o Wrangler, o último dos jipes “puros e duros”. No último vídeo divulgado pelo fabricante norte-americano do grupo Stellantis, integrado nas comemorações do 80º aniversário, a Jeep levanta a ponta do véu sobre o que o veículo 4×4 pode vir a oferecer aos seus utilizadores.

As imagens começam por recuperar o primeiro Willys, concebido para motorizar os militares americanos na II Guerra Mundial a partir de 1941, mas rapidamente avança para os dias de hoje, em que o seu sucessor directo, o Wrangler, começa a oferecer versões electrificadas – o PHEV – e, em breve, 100% eléctrica.

Para que seja funcional esta versão mais amiga do ambiente, alimentada por bateria, a Jeep compromete-se a instalar estações de carga solares nos principais parques naturais, onde seja possível estender a autonomia para continuar a incursão pela natureza ou regressar à civilização. Segundo o vídeo, isto vai ser completado, a partir de 2021, com sistema de carga bidireccional, reconhecimento biométrico do utilizador, controlo de pressão de pneus em tempo real e até drones integrados, para poder estudar o terreno por antecipação.

Embalada pela celebração dos 80 anos de vida, a Jeep continua a avançar, para 2025 e 2030, altura em que espera já ter no mercado veículos autónomos, que possam seguir pelas pistas mais fáceis enquanto condutor e passageiros optam por caminhos mais difíceis.

Mas as últimas imagens do vídeo comemorativo mostram um Wrangler eléctrico a circular como um submarino com rodas. Circular debaixo de água, se bem que seja um tema actual devido às cheias que assolaram a Europa central, é algo complexo, apesar de ser mais simples para um veículo eléctrico do que para os que montam motores de combustão, devido à necessidade de admitir ar e expelir os gases de escape. Mas transformadores privados já conseguiram que unidades Wrangler turbodiesel atravessassem pequenos lagos, a rodar pelo fundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR