A oposição húngara exige demissões no governo de Viktor Orbán na sequência das denúncias de que jornalistas, políticos e ativistas foram alvos do programa de espionagem Pegasus. “Pelo menos a ministra da Justiça [Judit Várga] tem de se demitir”, afirmou ao The Guardian  Gergely Karácsony, presidente da Câmara Municipal de Budapeste e um dos principais líderes da oposição, apontado como possível adversário de Viktor Orbán na disputa pelo cargo de primeiro-ministro nas eleições legislativas do próximo ano.

O programa Pegasus foi desenvolvido pela empresa israelita NSO e é utlizado como ferramenta para combater o terrorismo e a criminalidade. No entanto, as organizações não-governamentais Forbidden Stories e a Amnistia Internacional, em parceria com um consórcio de 17 órgãos de comunicação social, revelaram que esta ferramenta está a ser utilizada para espiar político, ativistas e jornalistas, sendo que o executivo da Hungria é um dos que mais tem sido visado nas acusações de espionagem, nomeadamente a jornalistas.

Pegasus. O vírus israelita que invadiu os telemóveis de jornalistas e ativistas de todo o mundo e que até o filho de Bolsonaro quis comprar

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.