O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, insistiu esta quinta-feira que as crianças entre os 12 e os 15 anos de idade devem ser vacinadas contra a Covid-19 — e comparou a vacinação dos mais novos à utilidade das máscaras.

“Todos nós nos recordamos que no início havia dúvidas quanto à utilidade das máscaras. Eu andei a pregar no deserto durante umas semanas ou meses acerca da utilidade das máscaras e dois meses depois concluía-se que eram fundamentais. Dois meses antes eram desnecessárias e contraproducentes”, disse Marcelo aos jornalistas a partir do Palácio de Belém.

“Estou muito esperançado que seja rápida a vacinação dos que estão entre os 16 e os 17 anos, e que seja possível ulteriormente chegar-se àquilo que ainda não é para agora, mas que espero que venha a acontecer no futuro, nas idades entre os 12 e os 15 anos. Já acontece na Madeira, mas espero que venha a acontecer nos Açores e no continente”, acrescentou o chefe de Estado.

Jovens saudáveis entre os 12 e os 16 anos não vão ser vacinados (para já). Tudo o que precisa saber sobre adolescentes e vacinas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“As dúvidas que existem quanto à vacinação em idades mais baixas não são tanto dúvidas de princípio quanto, como ontem esclareciam as autoridades sanitárias, de momento. Não se discute o momento, diz-se que nesta fase ainda não. Mas temos de ter paciência”, disse.

Marcelo aproveitou também para elogiar a decisão do Governo de prosseguir com a reabertura gradual da sociedade e da economia.

“Eu estava no Brasil quando foi tomada pelo Governo a decisão, uma boa decisão, de abrir mais a economia e a sociedade portuguesa. Os números têm dado razão a essa postura, a essa posição do Governo, e espero que a vacinação vá avançando de acordo com as prioridades que estão definidas, incluindo até ao limite possível, a população portuguesa”, afirmou Marcelo.

DGS contraria Marcelo. Vacinação de crianças saudáveis depende sempre de indicação médica. Mas Presidente garante estar alinhado

Atualmente, em Portugal são vacinadas as pessoas acima dos 16 anos de idade. A recomendação da Direção Geral de Saúde  sobre a vacinação das crianças mais novas é para que apenas sejam imunizadas aquelas que têm um conjunto de comorbilidades associadas. A exceção é a Região Autónoma da Madeira, onde as crianças a partir dos 12 anos já estão a ser vacinadas por decisão da autoridade regional de saúde, que tem autonomia face às autoridades nacionais.