Três meses depois da segunda toma da vacina, os anticorpos começam a baixar e o corpo fica menos protegido contra a Covid-19. Esta é uma das conclusões dos serviços de Patologia Clínica e de Saúde Ocupacional do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) que estão a realizar um estudo que seguiu, desde o início, planos de vacinação de profissionais de saúde, com o intuito de perceberem a resposta à vacina e o tempo que se manteriam imunes.

Oito meses depois, Lucília Araújo, uma das especialistas que coordenou este estudo, revelou ao Diário de Notícias que a terceira dose da vacina será “necessária em breve”, tendo em conta que existe uma redução dos anticorpos ao fim dos seis meses. “Verificámos que a nossa população teve uma resposta extraordinária à vacina – 97,7% responderam com um nível muito elevado de títulos de anticorpos ao fim dos 14 dias da segunda dose da vacina -, mas que estes desceram abruptamente ao fim de três meses, em média para cerca de um sexto. Esta descida manteve-se ao fim dos seis meses“, explicou a responsável.

Desta forma, uma descida de anticorpos poderá mesmo levar à necessidade de uma terceira dose da vacina, com Lucília Araújo a mostrar-se crente de que os profissionais de saúde “irão levar uma terceira dose da vacina antes de serem avaliados na quarta fase, que será a que se completa ao fim de um ano” — o estudo é dividido em cinco fases e está neste momento na terceira, que é a avaliação após seis meses.

Nesta fase verificou-se que há anticorpos que se mantêm, mas os mesmos “continuaram a diminuir, não de forma tão abrupta como aconteceu na fase T2 [avaliação feita ao fim de três meses da vacinação completa], para cerca de um terço em relação aos valores anteriores”, mas ainda assim estão a descer, o que faz prever que “em breve desçam para níveis que poderão já não ser protetores”.

“Sou totalmente favorável à administração de uma terceira dose e acredito que, mais dia menos dia, esta terá de ser disponibilizada, sobretudo para o contexto hospitalar”, apontou a coordenadora do estudo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR