Os casos do novo coronavírus na Nova Zelândia subiram para 10, em consequência do surto Delta que começou em Sydney, na Austrália. O país entrou em confinamento de nível quatro, o mais elevado, na terça-feira com apenas um caso. — não tinha tantas restrições há mais de um ano, e está pela primeira vez na presença da variante Delta.

A primeira ministra Jacinda Arden, revelou em conferência de imprensa que é expectável que o número de casos aumente. Afirmou ainda que o primeiro infetado passou algum tempo numa região que é um destino popular para viajantes de outras partes do país — podendo ajudar na propagação do vírus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A diretora-geral de saúde, Ashley Bloomfield, disse que a maioria dos casos identificados estavam na casa dos 20 anos.

A chefe do Governo anunciou ainda que o uso de máscara passará a ser obrigatório para maiores de 12 anos, caso frequentem supermercados, farmácias ou outros locais abertos para serviços essenciais. O uso da máscara já é obrigatório no transporte público.

Inicialmente, o confinamento estava previsto para três dias em todo o país e de quatro a sete dias nas cidades de Auckland e Coromandel. Contudo, poderá ser alargado, dependendo de dois fatores: se as autoridades de saúde identificarem a origem do vírus na fronteira e do número de casos detetados nos próximos dias.

O governo também aconselhou os neozelandeses a utilizarem os códigos QR de uma aplicação de rastreamento de contatos. Qualquer pessoa com sintomas é aconselhada a isolar-se e a entrar em contacto com as autoridades médicas.