A Rainha Isabel II vai estar presente na cimeira do clima organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Glasgow, na Escócia, anunciou esta sexta-feira a organização COP26 no Twitter.

Alok Sharma, organizador da cimeira, ficou “muito satisfeito” com a presença da Rainha Isabel II no encontro que vai acontecer entre 31 de outubro a 12 de novembro. O anfitrião será Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, e o Reino Unido prepara-se para receber responsáveis políticos e ativistas pelo clima, numa cimeira que foi adiada um ano devido à pandemia de Covid-19.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na cimeira, os líderes mundiais vão discutir, entre outros assuntos, o relatório de avaliação global dos impactos do aquecimento, criado para apoiar decisões políticas, e que alerta que a temperatura vai deverá subir 1,5 graus Celsius até 2030, em comparação com a era pré-industrial, o que ameaça “a humanidade com novos desastres sem precedentes”.

Aquecimento global ameaça cidades costeiras de todo o mundo, segundo peritos da ONU

“Trata-se de um alerta vermelho para a humanidade“, caracterizou António Guterres. “Os alarmes são ensurdecedores: as emissões de gases de efeito estufa provocadas por combustíveis fósseis e a desflorestação estão a sufocar o nosso planeta”, acrescentou o secretário-geral da ONU.

Sobre a participação da Rainha Isabel II, ainda não são conhecidos os detalhes da sua agenda.

O último aviso dos cientistas: subida acelerada da água do mar e as zonas onde deixará de ser possível viver. O que diz o relatório do IPCC